Celebração Eucarística marca início do segundo ano do triênio preparatório para o centenário diocesano
- Detalhes
- Quinta, 03 Março 2022 11:48
A Diocese de Juiz de Fora completou 98 anos de criação, no dia 1º de fevereiro. A data foi lembrada durante Missa em ação de graças, na Catedral Metropolitana, quando foi oficialmente aberto o segundo ano do triênio preparatório para o centenário. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Vigário Geral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, pelo Administrador da Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima, e por outros sacerdotes. O Diácono Ruy Figueiredo Neves serviu ao Altar.
Em entrevista, Dom Gil ressaltou a importância daquela celebração. “Nós celebramos os louvores de Deus, agradecemos os seus favores, tudo isso vem do Alto. Então é o momento de a comunidade arquidiocesana celebrar ações de graças. Depois, na caminhada sinodal, é também um momento formativo, porque olhando para Santo Antônio nós aprendemos muitas coisas. Durante todo este ano vamos procurar visualizar, por assim dizer, na vida e no coração de Santo Antônio, os ensinamentos de Deus para a nossa vida e para a vida da nossa Arquidiocese”, completou o Arcebispo, lembrando que ao santo português, que é padroeiro de Juiz de Fora, do Seminário, da Catedral e de diversas paróquias, será dedicado o ano de 2022.
Dom Gil ainda destacou características de Santo Antônio que devem servir de exemplo a todos os cristãos, entre elas, seu coração oblativo. “Era um homem que estava sempre disposto a doar a sua vida, seu tempo, seu serviço para Deus, para os outros, para a Igreja. A segunda coisa que podemos destacar é o seu amor à Palavra de Deus: era um grande professor, estudioso da Bíblia e por isso ele recebeu o título de ‘doutor do evangelho’.”
Àquelas pessoas que têm dificuldade para entender as nomenclaturas utilizadas pela Igreja, o Arcebispo Metropolitano explicou que “a diocese é sempre uma circunscrição, um grupo de paróquias que são confiadas de forma regular a um bispo. A arquidiocese também é uma diocese confiada a um bispo, mas que tem certas responsabilidades com dioceses vizinhas, que formam uma província.” No caso da Arquidiocese de Juiz de Fora, a Província Eclesiástica é formada pelas dioceses de Juiz de Fora, Leopoldina e São João del-Rei.
Ao final da Missa, Dom Gil abençoou os pães de Santo Antônio – gesto que ocorre tradicionalmente às terças-feiras, na Catedral -, que foram distribuídos aos presentes.
Clique aqui e confira as fotos da celebração.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora