Vigília de Natal em 2021 ainda reuniu número limitado de fiéis na Catedral
- Detalhes
- Terça, 28 Dezembro 2021 11:43
Diferente do Natal em 2020, neste ano tivemos centenas de fiéis participando da celebração. Embora ainda com quantidade limitada, a noite da sexta-feira, 24 de dezembro, foi marcada por emoção, oração e contemplação.
A Vigília de Natal aconteceu às 19h30, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo administrador paroquial da Catedral, padre José de Anchieta Moura Lima, monsenhor Luiz Carlos de Paula e demais padres da Catedral. Também teve a participação dos diáconos permanentes, Antonio Valentino e Waldeci Rodrigues.
Um dos momentos marcantes da celebração foi a entrada do menino Jesus. Primeiro entrou um casal representando Maria ainda grávida e José, seu esposo. E, em seguida, uma jovem vestida de anjo segurando a imagem do Menino Jesus.
Dom Gil, falou durante entrevista sobre a celebração do Natal deste ano. “O Natal de 2021 tem que ser diferente, porque, primeiramente devemos agradecer a Deus por não estamos mais na mesma situação do ano passado, que era um período muito mais perigoso de pandemia. Agora com a vacinação as coisas ainda não estão resolvidas, mas melhoraram bastante. Então é um momento de agradecer ao Nosso Senhor mais essa bênção”, completou.
O arcebispo explicou também que todos nós devemos ter compaixão e nos colocar no lugar de tantos irmãos que ainda passam por diversas consequências da pandemia. “Natal é uma festa da bênção, Deus nos manda seu filho que é a nossa bênção. Esse tem que ser um Natal de compromisso e solidariedade com aqueles que sofrem, que sofreram mais nesse tempo da pandemia seja por problemas de saúde, seja porque perderam as suas condições de vida e estão numa situação muito mais difícil que antes. ”
Sobre a celebração do nascimento de Jesus e sobre o novo ano que está chegando, Dom Gil destacou que “Natal, portanto, é um apelo à solidariedade, à fraternidade e ao amor ao próximo. O Natal é uma festa de ternura, ela naturalmente expande em nossos corações a ternura, paz e a fraternidade. Que o Natal seja tudo isso, para que possamos entrar no Ano-Novo de um jeito novo, mais amorosos a Cristo, mais amorosos com os irmãos. ”
Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.