I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos é celebrado em Juiz de Fora

DSC 0019Na manhã desse domingo (25), o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco em maio deste ano, foi recordado durante Celebração Eucarística na Catedral de Juiz de Fora. A Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima.

Em entrevista, Dom Gil ressaltou que o Santo Padre, sensibilizado pela pandemia, escreveu uma mensagem muito bonita falando sobre a importância dos avós na família e dos idosos na sociedade. “Muitas vezes as pessoas desprezam os idosos, não dão atenção. O idoso tem seu valor. O Papa também anima os idosos a não desanimarem, a ficarem sempre firmes, e se não puderem fazer nada, ele diz, façam ao menos a oração.”

Em tempos de isolamento social, o Arcebispo falou do quanto os mais velhos aprenderam com os mais novos, sobretudo sobre tecnologia, mas apontou que os idosos também têm muito a ensinar. “Aos avós cabe, também, ajudar os pais na educação religiosa dos filhos. Tantos netos aprendem a ser católicos com os avós! O vovô e a vovó podem desempenhar esse papel catequético diante dos netos, ensinar-lhes as coisas boas da vida, ensinar os valores que eles devem preservar.”

Por fim, Dom Gil Antônio Moreira também revelou a intenção de criar, na Arquidiocese de Juiz de Fora, a Pastoral do Idoso. “Até agora não está organizada. Espero que algum padre ou leigo possa assumir esse trabalho, que vai sempre incentivar e valorizar o Dia dos Idosos e dos Avós.”

Reflexão dos próximos domingos

Durante a homilia, o Arcebispo de Juiz de Fora chamou atenção para a leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João, que começou nesse 17º Domingo do Tempo Comum e continua nos próximos quatro finais de semana. No início do capítulo o evangelista conta o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus.

“O pão da multiplicação não tinha só um sentido de matar a fome física; ele era uma imagem, um prenúncio, alguma coisa que estava anunciando outra mais importante. Quando Jesus nos dá o Pão Eucarístico, nós temos que perceber que o milagre da multiplicação dos pães continua, ele não é algo do passado. A Eucaristia que Jesus instituiu, deu aos apóstolos e mandou que eles fizessem em sua memória, e que Ele continua realizando na Igreja. Cristo não para de alimentar-nos, diz São Tomás de Aquino. O milagre da Eucaristia é o milagre atual”, refletiu Dom Gil.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video