Missa de sétimo dia de Padre Gaio será nesta sexta-feira (21)
- Detalhes
- Quinta, 20 Maio 2021 11:28
A Missa de sétimo dia de falecimento do Padre Antônio Pereira Gaio será nesta sexta-feira (21), às 12h, na Catedral Metropolitana. A Celebração será aberta à participação dos fiéis, por ordem de chegada, respeitando-se o limite de 30% de ocupação da igreja.
Padre Gaio tinha 88 anos e foi vítima de tumores no pâncreas e no fígado. Sua história com a Igreja é diferente da maioria dos sacerdotes, pois ele recebeu todos os sacramentos. Em 1984, foi ordenado diácono permanente. Contudo, após o falecimento de sua esposa, aceitou o convite para ser padre.
Era Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana desde 2011 e colaborava em diversos outros trabalhos na Arquidiocese. Aos domingos, na Rádio Catedral, apresentava o programa “Catecismo” e era um dos editorialistas fixos no Jornal Boa Nova. Na Folha Missionária, colocava em prática seus conhecimentos de professor, revisando os textos. Em entrevista à Rádio, Dom Gil falou sobre esta bonita história e a importante participação de Padre Gaio em diversos organismos de nossa Arquidiocese. “Ele era plenamente lúcido, plenamente dedicado ao seu sacerdócio. Nós sentimos muito a sua perda. Era de fato um homem de Deus, era feliz com seu sacerdócio. Não media sacrifícios para trabalhar para Deus. Ajudava no tribunal eclesiástico, foi importante para o Cursinho, para as Equipes de Nossa Senhora, para o movimento dos casais, muitas coisas ele pode fazer”.
Sua despedida ocorreu no último domingo, além da Missa presidida pelo Arcebispo na Catedral, Padre José de Anchieta Moura Lima e Dom Gil, acompanhados de alguns poucos padres e o Diácono Antônio Valentino, seguiram para o Parque da Saudade, para celebrar as exéquias.
A Missa de sétimo dia, será às 10h, na Catedral, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica” e pela Rádio Catedral FM 102,3.
* Site da Arquidiocese de Juiz de Fora, com informações do site da Rádio Catedral de JF
Homenagem da Catedral
Nossa homenagem ao padre Gaio será com o seu próprio texto, último que escreveu para a série de reflexões que aceitou fazer com tanta disponibilidade (como em tudo o que fazia, não media esforços para ajudar as pessoas) para auxiliar a vida dos cristãos neste momento tão difícil de pandemia, pelo qual todos nós estamos passando.
Ele que falava ao coração de todos, não só com as palavras, mas também com seus gestos de carinho e escuta. Foi pai, avô, esposo, assumiu o diaconato permanente e após ficar viúvo se entregou para a Igreja e assumiu a missão de evangelizador através do sacerdócio, sempre solícito e comprometido.
Nós só agradecemos ao Pai por nos ter dado a oportunidade de conviver com pessoa tão nobre quanto foi o nosso querido padre Gaio. Agradecemos por todos os ensinamentos de vida e por todo cuidado.
Presentes
Você, por acaso, sabe que recebe todos os dias recebe todos os dias três presentes? Vejamos: o dom da vida, saúde, o alimento. Ao acordar, você vê a luz de um novo dia; acorda com disposição, acorda saudável; não falta na sua mesa o pão de cada dia. Tudo isso não é motivo para dizer ao Pai do Céu muito obrigado? Nossa primeira vocação é para a vida, não é uma graça? Dom da vida, motivo de grande alegria e de bênção. A gratidão é uma virtude das almas nobres. O que seria de nós se não tivéssemos um Pai que cuida de todos nós com imenso carinho. Tudo que se faz de bom a si mesmo ou ao próximo é uma bênção porque nos enche. Seria de muito proveito se rezássemos com atenção o salmo 127 para sentir que maravilha traz em si. Sentirá, sem dúvida, o que nos alegra e nos faz feliz. Triste da pessoa que vive de mal com a vida. Não sabe ou não quer a intervenção de Deus Pai que cuida de todos. Lindo é o canto que exprime como é belo viver na alegria: “viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia e, ao chegar ao fim do dia, sei que dormiria muito mais feliz. ” Diz o ditado popular: a vida com saúde é outra coisa, não é verdade? Seja grato ao Pai do Céu pelos presentes que Ele lhe dá todos os dias e ... seja feliz!
Padre Antônio Pereira Gaio