Igreja celebra Dia Mundial de Oração pelas Vocações no 4º Domingo da Páscoa

Vocaccao-SacerdotalNo 4º Domingo da Páscoa, celebrado este ano no dia 25 de abril, recorda-se a Festa do Bom Pastor. Na ocasião, também é lembrado o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que em 2021 terá como tema “São José: o sonho da vocação”, em alusão ao ano temático dedicado ao pai adotivo de Jesus.

Na mensagem divulgada por ocasião da data, o Papa Francisco aponta São José, guardião de Jesus e da Igreja, também como protetor das vocações. Além disso, o Santo Padre indica atitudes do esposo de Nossa Senhora que devem ser seguidas pelos vocacionados. “Assim acontece na vocação: a chamada divina impele sempre a sair, a dar-se, a ir mais além. Não há fé sem risco. Só abandonando-se confiadamente à graça, deixando de lado os próprios programas e comodidades, é que se diz verdadeiramente «sim» a Deus. E cada «sim» produz fruto, porque adere a um desígnio maior, do qual entrevemos apenas alguns detalhes, mas que o Artista divino conhece e desenvolve para fazer de cada vida uma obra-prima. Neste sentido, São José constitui um ícone exemplar do acolhimento dos projetos de Deus”.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, comenta sobre a importância da data para a Igreja. “Um domingo especial neste roteiro pascal de 50 dias. Este é um dia vocacional, de rezarmos pelas vocações sacerdotais, pedindo ao Senhor da messe que envie sempre maior número de padres para a Igreja”.

A Pastoral Vocacional Arquidiocesana também divulgou um texto junto a padres, recordando o Dia de Oração pelas Vocações. “A vocação é parte constitutiva de nossa Igreja: todos fomos e somos chamados a contribuir na missão de Jesus Cristo e, enquanto batizados, precisamos levar o chamado do Senhor a todos. Especialmente, devemos ser promotores da vocação específica ao sacerdócio. Com certeza, muitos jovens sentem atraídos à essa oferta de vida e esperam um chamado específico. Que possamos ‘emprestar’ nossa voz ao Senhor e ser instrumentos para uma Igreja vocacional”, conclama o comunicado.

O Assessor da pastoral, Padre Miguel Campos, ainda faz propostas para o encaminhamento dos jovens vocacionados, apontando a realização dos encontros do DIVES (Discernimento Vocacional Específico) no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de lives para formação de animadores vocacionais pelo Regional Leste 2 da CNBB e do Mês das Vocações, celebrado anualmente em agosto.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video