Recordando visita do Papa ao Iraque, Dom Gil convida líder muçulmano para Missa na Catedral

domgil sheikhNa manhã do último domingo (07), o terceiro do Tempo Quaresmal, o Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa na Catedral Metropolitana. A celebração contou com a presença de Sheikh Hosni Youssef, responsável pela Associação Muçulmana de Juiz de Fora, recordando a visita do Papa Francisco ao Iraque.

No início da celebração, Dom Gil convidou todos a se unirem ao Santo Padre. “Desde sexta-feira ele está na sua peregrinação missionária de paz, de penitência, como ele mesmo disse; fica lá até amanhã, segunda-feira, quando encerra ali a sua atividade missionária e volta para Roma. Este é um momento muito importante para a Igreja, é a primeira vez que um papa visita o Iraque, que é a pátria de Abraão, pai das três religiões monoteístas, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo”.

Ao apresentar Sheikh Hosni, o Arcebispo de Juiz de Fora ressaltou a relação amistosa que têm. “Já nos conhecemos há muito tempo; várias vezes ele esteve comigo na minha casa. Logo que chegou, me procurou, me fez uma visita, com o mesmo espírito do Papa Francisco, de diálogo, de busca da fraternidade. Cremos no mesmo Deus, único e verdadeiro; as diferenças que há no comportamento litúrgico ou doutrinal são menores do que aquelas coisas que nos unem, que é o amor a Deus, o amor ao próximo, a busca da fraternidade, da paz, da justiça, do amor”.

O líder da comunidade muçulmana local se mostrou muito feliz com o pedido de Dom Gil. “Foi com grande honra que eu recebi esse convite através do querido senhor Arcebispo Metropolitano. Nem pensei, na hora falei com ele que o convite estava aceito. Aceitei para mostrar para o mundo inteiro como todas as religiões da Terra ordenam para manter a paz; para apresentar para todo mundo que a comunidade muçulmana também é de paz, de tranquilidade, de amor; amor pelo próximo, pelo vizinho, por outras religiões”, apontou.

Ressaltando a importância da busca de um ecumenismo e um diálogo inter-religioso verdadeiros, o Arcebispo explicou a diferença entre eles. “O verdadeiro ecumenismo é aquele que nos aproxima dos irmãos cristãos, mesmo que sejam de outros segmentos, de outras confissões, de outros credos. Ecumenismo é cada um viver intensamente a sua fé, a sua convicção, confirme a sua consciência, mas com o coração aberto para dialogar com aqueles que têm outra posição religiosa. Já o diálogo inter-religioso é feito entre cristãos e não-cristãos. Isso também não impede que nós dialoguemos com eles. Afinal de contas, nós queremos viver como filhos de Deus e como irmãos”, finalizou.

Clique aqui e confira mais fotos.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video