Novena de Natal virtual marca Tempo do Advento em ano de pandemia
- Detalhes
- Sexta, 04 Dezembro 2020 12:50
A caminhada litúrgica da Igreja é marcada por vários tempos, e cada um deles celebra uma dimensão da vida do Cristo e de sua ação missionária. Neste domingo, 29 de novembro, inicia-se o Advento, que, como a própria palavra diz, representa a alegre espera da chegada de Deus, por meio de Seu Filho Jesus.
Este tempo, que assinala o começo do Ano Litúrgico e se encerra na tarde de 24 de dezembro, compreende as quatro semanas que antecedem a festa do Natal. Nas duas primeiras, a liturgia convida a vigiar e a esperar a vinda gloriosa do Salvador; nas duas últimas, recorda a espera dos profetas e de Maria, recordando a proximidade do cumprimento da promessa salvífica de Deus.
O Advento ainda é marcado por uma Guirlanda ou Coroa, composta por quatro velas nos seus cantos, presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas, representando as várias etapas da salvação. Neste período prevalece a cor roxa, símbolo da conversão que é fruto da revisão de vida.
Após a audiência geral da última quarta-feira (25), Papa Francisco recordou a importância do período que está prestes a começar, especialmente por conta da pandemia. “Nestes tempos difíceis para muitos, esforcemo-nos por redescobrir a grande esperança e alegria que nos dá a vinda do Filho de Deus ao mundo”. O Santo Padre ainda indicou que, durante a viagem dos quatro domingos do Advento, a luz de Cristo pode “iluminar os nossos caminhos e dissipar a escuridão dos nossos corações”. E completou, convidando os cristãos a “dedicarem momentos de oração”, “meditando à luz da Palavra de Deus, para que o Espírito Santo possa iluminar o caminho a seguir e transformar o coração, na espera o Nascimento de Nosso Senhor Jesus”.
Novena de Natal
Em 2020, a celebração do Advento e do próprio Natal será um pouco diferente por conta da pandemia da Covid-19, mas não menos especial. A tradicional novena que caracteriza o tempo de espera do nascimento de Jesus, em que grupos de famílias, amigos e vizinhos se reúnem, este ano será feita virtualmente na maioria dos lugares.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora não será diferente. A novena, que assim como nos últimos anos foi preparada a nível de Província Eclesiástica, em parceria com as dioceses de Leopoldina e São João del-Rei, não foi impressa e já está disponível em formato digital para celulares e smartphones. Ficará a cargo de cada paróquia a organização e o formato das reflexões novenárias.
“Como Igreja, fomos encontrando novas maneiras de nos fazer presentes no coração das pessoas e das famílias, sempre com uma palavra de esperança, de conforto e também de profecia. Nunca foi tão eloquente evangelizar ‘pelas ruas e sobre os telhados!’. Redescobrimos o coração de nossas famílias, a oração familiar, a presença e proximidade na distância. Assim, também a Novena de Natal em família deste ano pandêmico quer ser, na sequência, mais uma oportunidade pessoal e familiar para vivenciar a celebração do Natal de Jesus como luz que desponta e aponta em meio a esta noite tenebrosa, escura, fria, como um grande acontecimento de fé que toca a todos nós espiritualmente”, escreveu a Comissão Arquidiocesana para a Novena de Natal 2020 no livreto on-line.
Na mesma direção, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma que a Igreja precisou se reinventar durante a pandemia. “A surpresa invadiu os mais requintados laboratórios, as mais altas esferas da ciência, o comércio, os governos, o transporte, e tantos outros setores, modificando relações e atendimentos. Também na Igreja, a realidade pandêmica vem desafiando métodos, provocando reorganizações e incitando a reinvenção de muitas coisas.
O pastor ainda comenta o lema escolhido para este ano: “Deus habita esta cidade” (Sl 47, 9). “É um lema empolgante, porquanto nos dá oportunidade de ver o bem que Deus pode tirar as coisas más, e Ele mesmo morar no meio de nós. Não estamos sós. O Emanuel, Deus conosco é uma realidade salvadora”.
Além dos textos da novena, a comissão organizadora disponibilizou artes personalizáveis para os nove dias, que podem ser compartilhadas nas redes sociais por paróquias, grupos e movimentos. Clique aqui e confira todo o material.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora