Diretório Administrativo 2020 traz adequações ao Direito Canônico e às leis do Estado
- Detalhes
- Terça, 17 Novembro 2020 11:50
A Arquidiocese de Juiz de Fora divulgou, nas últimas semanas, seu Diretório Administrativo 2020, fruto de dois anos de trabalho de uma Comissão designada para estudo, revisão e nova redação do documento anterior, promulgado em 2013. Os pontos aperfeiçoados foram apontados durante as revisões do I Sínodo Arquidiocesano, realizadas de 2015 a 2018, e submetidos ao parecer do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Assuntos Econômicos.
“A preocupação de adequar as normas, seja ao Direito Canônico, seja às leis do Estado, resultou num roteiro importante para os gestores e colaboradores nos diversos âmbitos de nossa Igreja, no sentido de primar pela transparência, lisura e lealdade na administração dos bens materiais pertencentes à comunidade dos fiéis”, afirma o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, na apresentação do novo Diretório.
O documento, dividido em nove capítulos, considera as últimas modificações na legislação brasileira no que diz respeito à gestão de bens e reformas trabalhistas, além de trazer esclarecimentos práticos sobre outros pontos. Entre os tópicos abordados, estão o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos (CPAE), os Clérigos, a Contabilidade, os Recursos Humanos e os Bens das comunidades. “Se bem aplicado, será um excelente instrumento no exercício da fiel administração de nossas paróquias e da Mitra Arquidiocesana”, aponta Dom Gil.
O Diretório Administrativo 2020 está disponível na Tesouraria da Cúria Metropolitana, onde pode ser adquirido pelas paróquias de nossa Igreja Particular.
Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora