Católicos festejam Dia de N. Sra. de Fátima
- Detalhes
- Quinta, 09 Maio 2013 10:11
Na próxima segunda-feira, 13 de maio, os católicos festejam o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Na Catedral, a missa festiva será às 19h30 (e não às 19h, como tradicionalmente), presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira, com a participação dos Arautos do Evangelho.
Conheça a história de N. Sra. de Fátima
No dia 5 de maio de 1917, o mundo ainda vivia os horrores da Primeira Guerra Mundial, então o papa Bento 15 convidou todos os católicos a se unirem em uma corrente de orações para obter a paz mundial, com a intercessão da Virgem Maria. Oito dias depois, em Fátima (Portugal), três crianças, filhas de famÃlias pobres, receberam um sinal. Eram elas: Lúcia, com 10 anos, e os primos, Francisco e Jacinta, com 9 e 7 anos, respectivamente.
As crianças brincavam enquanto as ovelhas pastavam. Ao meio-dia, rezaram o terço. Ao voltar para as brincadeiras, depararam com a Virgem Maria pairando acima de uma árvore. Ela pediu que os pequenos rezassem o terço e que visitassem àquele mesmo local, todo dia 13, de cada mês. O encontro aconteceu pelos sete meses seguintes.
As mensagens trazidas por ela pediam ao povo orações, penitências, conversão e fé. A pressão das autoridades sobre os meninos era intensa, pois somente eles viam a Virgem Maria e depois contavam as mensagens recebidas, até mesmo previsões para o futuro, as quais foram reveladas nos anos seguintes e, a última, o chamado "terceiro segredo de Fátima", no final do segundo milênio, provocando o surgimento de especulações e histórias fantásticas sobre seu conteúdo. Agora divulgado ao mundo, soube-se que previa o atentado contra o papa João Paulo II, ocorrido em 1981.
Na época, muitos duvidavam. As aparições só começaram a ser reconhecidas oficialmente pela Igreja na última delas, em 13 de outubro, quando sinais foram vistos por todos no céu, principalmente no disco solar. Poucos anos depois, os irmãos Francisco e Jacinta morreram. Lúcia tornou-se religiosa de clausura, e permaneceu sem contato com o mundo por muitos anos.
O local das aparições de Maria foi transformado em um santuário para Nossa Senhora de Fátima.