Catedral Metropolitana de Juiz de Fora recebe Relíquia do Beato Antônio Frederico Ozanam

DSC 0076A Catedral Metropolitana acolheu, no dia 16 de fevereiro, durante Missa presidida pelo Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, a relíquia do Beato Antônio Frederico Ozanam. O objeto sacro percorre, desde o dia 1º de fevereiro, os Conselhos Centrais vinculados ao Conselho Metropolitano de Juiz de Fora (CMJF) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e contou com o auxílio dos diáconos Antônio Valentino da Silva Neto, Waldeci Rodrigues da Silva e Jorge Luís Lopes dos Santos (Tuíte), que é o Assessor Espiritual da SSVP em nossa Igreja Particular. Dezenas de vicentinos marcaram presença na Celebração.

Dom Gil, que é confrade desde a adolescência e vem de família vicentina, ressaltou o grande amor de Antônio Frederico Ozanam a Cristo presente no pobre. “O mundo inteiro conhece a obra dos vicentinos, o mundo inteiro recebeu aquilo que esse jovem intelectual fez na França. Por isso, esse é o grande legado: o testemunho de amor aos pobres, de amor os pequeninos, o testemunho de alguém que escolheu a Cristo por inteiro na sua vida”. E pediu: “Que essa relíquia traga a bênção para todos nós e incentive todos os jovens a fazer como Frederico Ozanam: serem católicos autênticos, servindo aos pobres em primeiro lugar”.

O Arcebispo ainda falou do trabalho feito há quase dois séculos pelos integrantes da SSVP. “As conferências de São Vicente, nós sabemos, serviram e continuam servindo aos pobres de maneira muito intensa. Quando não havia organizações sociais do governo, quem fazia isto no Brasil era a Sociedade de São Vicente de Paulo, quase que sozinha. Não é uma sociedade filantrópica só, é uma sociedade que serve ao pobre por espírito de amor, por espírito que vem do coração de Deus, pela fé que professa”.

Conhecido como Diácono Tuíte, o Assessor Espiritual dos vicentinos na Arquidiocese de Juiz de Fora destaca o exemplo de Frederico Ozanam, que levava aos mais necessitados não só o alimento para o corpo, mas o amor e a presença de Deus. “Se nós, confrades e consócias, trazermos dentro do coração esse apoio, essa força, venceremos e levaremos aos mais necessitados a benção e a paz que eles precisam e que vêm de Deus”.

Clique aqui e confira mais fotos da Celebração.

Antônio Frederico Ozanam, um dos fundadores da SSVP

A Sociedade de São Vicente de Paulo foi fundada em um contexto muito importante na França (1833). A primeira reunião ocorreu em 23 de abril de 1833, na sede do Jornal A Tribuna Católica, de propriedade de Emanuel Bailly. Junto com ele, estavam os jovens Antônio Frederico Ozanam, Auguste Le Taillandier, Jules Delvaux, Paul Lamache, François Lallier e Félix Clavé. Os jovens estudantes procuravam, com a criação da Conferência de Caridade, criar um espaço onde pudessem fortalecer sua fé contra as ideologias materialistas na época nascentes, por meio do serviço aos necessitados.

Considerado o principal fundador da SSVP, Antônio Frederico Ozanam foi professor de Direito e era formado também em Letras. A grande influência de suas ideias converteu diversas pessoas ao catolicismo e seu entusiasmo ajudou a expandir a presença da SSVP no mundo. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em agosto de 1997. Atualmente, existe uma causa de canonização em análise pelo Vaticano.

A Relíquia do Beato foi um presente do Conselho Geral Internacional (CGI) ao Conselho Nacional do Brasil (CNB), que disponibilizou a peça para uma peregrinação por todo o território nacional. Ela consiste em um pedaço de linho na cor creme, que o bem-aventurado usava quando foi enterrado, e foi afixada em uma imagem de cerâmica que retrata Ozanam.

Fonte: site Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video