OTC celebra tríduo e festa de Santa Teresinha na Catedral
- Detalhes
- Terça, 24 Setembro 2019 10:11
Na próxima terça-feira, 1º de outubro, a Ordem Terceira do Carmo e fiéis da Catedral iniciam o tríduo em honra a Santa Teresinha do Menino Jesus, conhecida popularmente como “a santa das rosas”.
O tríduo acontece até o dia 03, na celebração das 07h. Já a grande festa de Santa Teresinha, acontecerá na missa do dia 04 de outubro, sexta-feira, às 15h.
No dia da festa, todas as mulheres chamadas Teresas (ou Terezas) que estiverem presentes participarão da procissão de entrada, logo após a missa haverá pequena procissão do adro da Catedral e, para finalizar, será realizada a tradicional chuva de pétalas de rosas.
Conheça a história de Santa Teresinha
Maria Francisca Teresa Martin nasceu em Alençon, França, no dia 02 de janeiro de 1873. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais, Luís e Zélia, tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina).
Ficou órfã de mãe aos quatro anos, e aos 15, ingressou no Carmelo de Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII, onde passou a ser chamada Irmã Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.
Morreu de tuberculose, em 30 de setembro de 1897, com apenas 24 anos, depois de prometer uma chuva de rosas: “Uma chuva de rosas mandarei sobre a terra, graças de amor ao meu Senhor, flores do Coração”. É por este motivo que em sua imagem, Santa Teresinha traz junto com a cruz, várias rosas.
Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. Foi beatificada em 1923, canonizada em 17 de maio de 1925 e declarada patrona das missões em 1944. Em 19 de outubro de 1997, foi proclamada Doutora da Igreja.