Projeto Exaltai homenageia Monsenhor Viana em futuro centro de evangelização
- Detalhes
- Quarta, 02 Maio 2018 10:34
Em 2018, Monsenhor Antônio Cornélio Viana, falecido em junho do ano passado, será homenageado mais uma vez. O sacerdote dará nome ao Centro de Evangelização da Comunidade Exaltai, movimento arquidiocesano surgido na Catedral Metropolitana. O espaço ainda não tem data para ser inaugurado, mas já foi arrendado e passa por modificações para receber os encontros, cursos e seminários do projeto.
O espaço fica a 25 minutos da Catedral, na estrada para Monte Verde, próximo à Fazenda São Mateus e, por ser alugado, será sustentado com o trabalho pastoral desenvolvido pela comunidade e por benfeitores que auxiliarão na manutenção do local. O futuro Centro de Evangelização tem oito mil metros quadrados e possui uma casa que acolhe, atualmente, 30 pessoas para retiros. A intenção do Projeto Exaltai é aumentar este número e, por isso, está ampliando a estrutura para banheiros, dormitórios e para a futura capela dedicada ao Espírito Santo.
Sebah Marques, fundador da comunidade, conta que Monsenhor Viana chegou à Catedral em 2002 e, desde então, sempre apoiou o movimento. “Ele nos abraçou, confiou em nós, nos acolheu como um pai acolhe seus filhos. Nos formou, nos ensinou a ser Igreja, a amá-la e sermos obedientes a ela. Esta comunidade tem o cheiro dele, o jeito dele, porque fomos formados sob o seu crivo, sob sua tutela. Por isso, nada mais justo do que homenagear nosso cofundador, dando seu nome ao centro de evangelização e à fundação que irá gerir tudo aquilo que ele sonhou”.
Ele também ressalta a responsabilidade que vem junto com a homenagem. “Temos de levar em frente seus ensinamentos e seu zelo pastoral pela Igreja, pelo apostolado leigo. Quando Monsenhor Viana chegava em uma paróquia, ele sempre dizia: ‘Eu estou aqui para amar vocês’. E onde a Comunidade Exaltai chegar, é para amar e servir, assim como nosso pastor, que agora intercede por nós no céu”.Monsenhor Antônio Cornélio Viana já dá nome a uma quadra poliesportiva no Bairro Igrejinha, em Juiz de Fora, e a uma sala de formação da Fazenda da Esperança São Frei Galvão, em Guarará (MG).
Já o Projeto Exaltai é um movimento de leigos, cujo objetivo é fortalecer as paróquias e o apostolado leigo em todo o seu universo, levando a palavra de Deus através da arte, da formação e da missão. Os integrantes da comunidade reúnem-se semanalmente, aos sábados, em Santa Missa marcada para as 18h, no salão da Catedral Metropolitana.
Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br com informações e fotos de Sebah Marques