Dia de N. Sra. das Dores é celebrado

nossasenhoradasdoresNo próximo domingo, 15 de setembro, os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora das Dores. Na Catedral, a data será lembrada em todas as missas do dia, às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 18h e 19h30.

 

Ela é também chamada de Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto.

 

Ao celebrá-la, nos lembramos de todos os fiéis que estão passando por alguma angústia ou dor, principalmente, as mães que sofrem ou veem seus filhos sofrendo.

 

“A grande dor de Maria se dá quando ela vê o seu filho sendo julgado e condenado injustamente. Ela, ao pé da cruz, contempla este mistério de dor e recebe em seus braços o corpo do seu filho, já em vida. Nós a invocamos como a Mãe das Dores e nos identificamos com ela porque todos nós temos dores, angústias, sofrimentos e, de certa maneira, já passamos pela experiência de acompanhar alguém que nós amamos na sua doença ou na sua enfermidade ou, até mesmo, já contemplamos o seu corpo sem vida”, explica o vigário paroquial, padre José Domício F. da Silva.

 

Imagem
Padre Domício explica, ainda, o significado da imagem  de Nossa Senhora das Dores. “Ela é representada por uma espada que está cravada em seu coração, que recorda a fala de Simeão: ‘uma espada de dor vai transpassar a sua alma’ . Existe também a representação da mesma imagem com sete espadas cravadas em seu coração, que recorda as sete dores de Maria”.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video