Confira a programação para o Dia de Finados
- Detalhes
- Segunda, 28 Outubro 2013 15:52
“A angústia de ter perdido não supera a alegria de ter um dia possuído” (Santo Agostinho). No Dia de Finados, somos convidados a nos lembrar dos nossos entes queridos já falecidos com saudade, mas, sobretudo, com a certeza da glória da ressurreição.
No feriado de 2 de novembro, sábado, a Catedral terá duas missas especiais em honra aos irmãos falecidos, às 7h e às 17h. Nesta última, presidida por dom Gil Antônio, acontecerá a transladação dos restos mortais dos bispos dom Justino José de Sant’ana e dom Altivo Pacheco Ribeiro para a nova cripta (Capela da Ressurreição).
Segundo o pároco da Catedral, mons. Antônio Cornélio Viana, no Dia de Finados devemos nos lembrar de que a morte não é o fim de tudo. “Existe a certeza da ressurreição e nossa vida é entregue nas mãos de Deus. O homem reencontra junto a Deus, não somente seu último momento, mas toda a sua história. Vive uma nova vida junto a Deus; isso é ressurreição”, explica.
Origem da data
Os cristãos rezavam e se lembravam dos falecidos desde o século I. Porém, o Dia de Finados nasceu em 998, com um decreto da Abadia de Cluny, o maior mosteiro da cristandade medieval, determinando que os monges sob sua jurisdição fizessem a comemoração festiva de todos os fiéis defuntos no dia 2 de novembro. A data escolhida foi pensada por suceder a Festa de Todos os Santos, comemorada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.