Sábado Santo: católicos festejam a Ressurreição de Cristo

DSC09076A celebração mais importante da vida dos cristãos aconteceu no Sábado Santo. A grande celebração da Páscoa comemora a ressurreição de Cristo e é um convite para uma renovação da fé e da vida dos fiéis. Com a igreja cheia, a missa reuniu toda a comunidade paroquial e foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira.

A missa foi iniciada com a Bênção do Fogo Novo, na porta principal do templo. Depois de acender o Círio Pascal, os fiéis, um a um, foram também acendendo suas velas e iluminando a igreja.

“Começamos essa celebração no escuro, relembrando Cristo ainda no sepulcro e, devagar, vai chegando a luz do Salvador. Deus Pai aceita o sacrifício do novo e eterno cordeiro, Jesus é o novo Adão, o primeiro pai de toda a humanidade. [Nesta entrega vemos que] Só Deus é capaz de nos libertar da força do pecado e da morte”, explicou o arcebispo.

Dom Gil disse ainda que, Maria Madalena foi escolhida para ser a primeira testemunha da Ressurreição, e que “na treva da sua incredulidade foi chorar no túmulo do Senhor, mas Ele já havia ressuscitado, então ela pensou que alguém tinha roubado o corpo de Jesus. Mas ao encontrá-lo se emocionou por ver suas chagas sublimadas pela ressurreição, por isso, já não sangravam”. E completou “não há nenhuma treva nesse mundo que abale a fé daquele que crê. ”

Durante a celebração, os fiéis fizeram a renovação das promessas batismais. Após a comunhão, houve uma breve Adoração ao Santíssimo Sacramento. E a celebração foi encerrada com a procissão do Santíssimo no adro da Catedral.

Para o pensionista, Tarcísio Barroso, 61 anos, é muito importante participar dessa celebração. “Hoje lembramos com alegria Cristo que ressuscitou. É uma satisfação saber que Jesus está vivo”, completa com entusiasmo.

Para conferir todas as fotos da celebração, acesse o nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video