Santa Missa marca oito anos de posse de Dom Gil como arcebispo metropolitano de Juiz de Fora

22Na noite da última terça-feira, 28 de março, o arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu missa em ação de graças aos seus oito anos de posse na Igreja Particular de Juiz de Fora. A Santa Missa, realizada na Catedral Metropolitana, foi concelebrada pelo vigário geral da Arquidiocese e pároco da Catedral, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e pelos padres Danilo Celso de Castro, Alessandro de Melo e Gleydson Pimenta de Faria. A celebração também contou com a presença de grande parte dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Dom Gil trazia consigo a Cruz que ganhou do clero juiz-forano há oito anos, no dia de sua posse, feita com a madeira retirada de uma peça da reforma da Catedral. Ao comentar sobre a celebração, o arcebispo afirmou que ela teria três motivos: agradecer pela caminhada feita até aqui à frente da Arquidiocese de Juiz de Fora; pedir perdão pelas falhas que tenha cometido no exercício de sua função; e pedir a Deus que nunca deixe de assisti-lo e derramar graças sobre o seu trabalho.

Sobre as conquistas de seus anos de pastoreio, Dom Gil destacou a realização do Sínodo Arquidiocesano, convocado em 2009 e que, até hoje, rende frutos. “O Sínodo Arquidiocesano é a base de tudo aquilo que vem sendo realizado durante esses oito anos em questão de pastoral e de evangelização. E o Sínodo vai crescendo, vai provocando a participação das pessoas, sobretudo com o ideal da unidade. Sínodo significa ‘caminhar juntos’, e esta marca nós temos conseguido aqui na Arquidiocese”, finalizou.

No final da Santa Missa, Monsenhor Luiz Carlos prestou uma homenagem ao arcebispo, destacando suas características de pastor e seu carisma no relacionamento com o povo e o clero. Dom Gil ainda recebeu um presente das mãos da representante dos Ministros da Sagrada Eucaristia da Catedral e cantou, junto a todos, o “parabéns para você”. Após a bênção final, recebeu os cumprimentos dos fiéis presentes.

Clique aqui e confira as fotos.

Texto e foto: Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video