Via-Sacra Jovem reúne milhares de pessoas e destaca respeito à natureza

viasacra jovemCerca de cinco mil pessoas, entre jovens, crianças e adultos, participaram da oitava edição da Via-Sacra Jovem ao Morro do Cristo, promovida pela Arquidiocese de Juiz de Fora, na manhã deste domingo, 12 de fevereiro. O evento, tradicionalmente realizado no segundo domingo da Quaresma, reuniu grupos da cidade e de outros municípios da região e teve como mote o tema da Campanha da Fraternidade 2017, “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

O encontro teve início com Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo, na Cidade Alta. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença de diversos padres, diáconos e seminaristas da Igreja Particular de Juiz de Fora. Após a missa, os jovens iniciaram a caminhada em direção ao Morro do Imperador, se revezando para carregar as 14 cruzes representativas das estações da Via Crucis e as imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima, dando destaque ao Ano Mariano.

Dom Gil deixou transparecer sua satisfação com a presença massiva e o entusiasmo dos jovens. “É uma alegria chegar a este dia e encontrar esta juventude entusiasmada, sempre amorosa e calorosa com a proposta de Jesus Cristo. Este é o momento em que a juventude é convidada a acompanhar os passos de Cristo, sem dúvida os passos sofredores, para contemplar o amor d’Ele por nós, que foi capaz de dar até a sua vida pela humanidade”.

Durante o trajeto, os milhares de fiéis entoaram cânticos de louvor, fizeram orações e rezaram o Santo Terço. Chegando à subida do Morro do Cristo, a procissão parou em cada uma das estações da Via-Sacra, onde reflexões próprias foram feitas lembrando os episódios da caminhada dolorosa de Jesus rumo ao Calvário.

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora ressaltou a importância da presença de Nossa Senhora na vida de Jesus. “Maria acompanhou os passos de Cristo. Na via-sacra, ao menos dez estações têm a presença dela. Então é um momento de unirmos também o amor à Maria, que Deus escolheu para ser a mãe do Salvador, celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul”.

Na chegada à 15ª estação, que representa a ressurreição de Cristo, os presentes homenagearam as Senhoras Aparecida e Fátima e, logo após, receberam a bênção final, proclamada por Dom Gil.

Clique aqui e confira mais fotos da 8ª Via-Sacra Jovem.


Outras informações:
Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Juiz de Fora: (32) 3229-5450

 

Fonte: Arquidiocese JF

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video