Vereadores aprovam projeto que torna Semana da Caridade evento oficial de Juiz de Fora

caridadeNa última sexta-feira (9), os vereadores de Juiz de Fora aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei nº 103/2014, que dispõe sobre a inclusão da Semana da Caridade da Arquidiocese de Juiz de Fora no calendário oficial do município.

Antes de ir para votação no Plenário, o projeto foi avaliado pelas comissões de Legislação e Educação da Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (12), os vereadores irão confirmar a aprovação, já que na primeira discussão não houve nenhum voto contrário. Para que a inclusão oficial no calendário seja confirmada, resta apenas a sanção por parte do prefeito Bruno Siqueira, o que pode acontecer ainda este mês.

A iniciativa de tornar a Semana da Caridade um evento oficial do calendário de Juiz de Fora é dos vereadores Júlio Gasparette e Isauro Calais. “A Igreja Católica é reconhecida como a instituição que mais exerce a caridade. Desta forma, procuramos fazer com que a Semana da Caridade se torne um evento oficial do município”, afirmou o vereador Júlio Gasparette.

Para Isauro Calais, recém eleito para mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o intuito do projeto de lei é seguir o exemplo da Arquidiocese e levar todos à reflexão sobre a caridade e a colocá-la em prática no dia a dia. “Nosso objetivo é fazer com que a preocupação com o outro, principalmente os mais pobres, seja lembrada pelos juiz-foranos todos os anos”.

O arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, demonstrou sua satisfação com a novidade e mostrou gratidão aos autores do projeto de lei. “Essa decisão da Câmara Municipal significa muito para a sociedade juiz-forana, sobretudo no que diz respeito aos pobres e sofredores. A Semana da Caridade é a expressão mais eloquente da Arquidiocese de Juiz de Fora para refletir sobre a atenção especial aos pequenos, questão considerada primordial pela Igreja Católica”.

A Semana da Caridade é promovida anualmente pelo Vicariato para o Mundo da Caridade da Arquidiocese de Juiz de Fora e teve, em maio de 2014, sua terceira edição. Na oportunidade, o Parque Halfeld recebeu uma tenda com mais de vinte estandes de pastorais e movimentos da Igreja Particular de Juiz de Fora que realizam trabalhos sócio-caritativos. Além disso, houve arrecadação de cobertores e roupas de frio para instituições ligadas à Arquidiocese.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video