Arquidiocese de Juiz de Fora celebra Mês do Dízimo

dizimo2014 3A Arquidiocese de Juiz de Fora celebra, em novembro, o mês do Dízimo. Com o lema “Quem semeia com generosidade, com generosidade colherá” (2Cor 9,6), as reflexões da campanha de 2014 serão voltadas à importância de tal oferta para a manutenção da ação evangelizadora da Igreja – a nível arquidiocesano e paroquial.

O vigário geral da arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, afirma a importância de todos os fiéis tomarem consciência de que o dízimo é uma forma de agradecer tudo aquilo que recebemos de Deus. “A Igreja alimenta nossa fé e é através do dízimo que a ajudamos a se manter. Essa oferta é sinal do nosso amor a Deus, da nossa corresponsabilidade para com a Igreja e o crescimento do Reino do Pai”.

Segundo o sacerdote, é através da oferta mensal dos fiéis que a Igreja cumpre sua missão nos três grandes ministérios: o Ministério da Palavra – todo trabalho pastoral que visa anunciar a Palavra de Deus, como a catequese –, o Ministério da Liturgia – conservação dos templos e dos materiais litúrgicos –, e o Ministério da Caridade – auxílio aos mais carentes.

Além disso, é importante destacar que, do dízimo recolhido por cada paróquia, 10% são oferecidos para a Arquidiocese, para a manutenção das atividades da Cúria Metropolitana e das pastorais a nível arquidiocesano; 5% são encaminhados ao Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, para auxiliar na manutenção da instituição e na formação de padres, diáconos e leigos; e 1% é destinado ao FAS (Fraterno Auxílio Sacerdotal), que ajuda os padres idosos e aqueles que já não têm condições de trabalhar.

Vale lembrar que, durante todo o ano, o segundo domingo do mês é voltado para o recolhimento do dízimo nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora.

Campanha do Dízimo 2014

Para nortear as reflexões em torno do Mês do Dízimo, a Equipe Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo preparou um material especial, que já foi distribuído para as paróquias. Nele, estão incluídos folhetos com orações para cada domingo do mês, cartaz e uma carta do arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, voltada aos paroquianos. Além disso, o grupo motiva a realização de reuniões com os agentes locais da Pastoral do Dízimo e a apresentação dessas pessoas às comunidades.


Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video