Comissão Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 é criada oficialmente e tem coordenação eleita

bens culturais leste2Na última quinta-feira (26) aconteceu, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte (MG), mais uma reunião ordinária da, agora, Comissão para os Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2 da CNBB. O Regional é pioneiro em transformar a titulação de subcomissão para Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

Sob a presidência de Dom Geovane Luís da Silva, Bispo diocesano de Divinópolis, na reunião foi feita a aprovação do regimento interno da Comissão e nomeação da mesa diretiva. Sendo assim, a Comissão terá como presidente o Bispo Assessor para os Bens Culturais da Igreja, Dom Geovane; como Vice-Presidente, Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora; como Coordenadora, Maria Goretti Gabrich Fonseca Freire Ramos, Diretora-Executiva do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte e como Secretário, o Diácono Rutiero Ruan de Carvalho, da Diocese de São João del-Rei.

Na ocasião, também foram definidos os representantes provinciais que farão parte da Comissão, bem como alguns especialistas nas diversas áreas, como história da arte, restauração e arquitetura, que, de acordo com suas especialidades, vão contribuir no trabalho da Comissão.

Em entrevista à WebTV A Voz Católica, Dom Geovane justificou a o grupo ser se transformado em uma comissão do Regional Leste 2. “O estado [de Minas Gerais] condessa grande parte do patrimônio sacro- artístico do Brasil. Queremos dar uma contribuição para Igreja do Brasil e para nosso regional, assessorando, acompanhando e promovendo a preservação dos nossos bens culturais que tem por finalidade a evangelização”.

Dom Gil também argumentou, explicando importância desta reorganização do regional. “Tanto a preservação dos bens e quanto a orientação para novas edificações representam muito o trabalho eclesial evangelizador da Igreja”, afirmou ele.

A reunião tratou ainda das questões referentes ao Seminário de Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2, para o próximo ano, e possíveis parcerias entre a Comissão e outras instituições. Nesse processo de reorganização da área dos Bens Culturais da Igreja do Regional Leste 2, a comissão começa a dar significativos e firmes passos, no sentido de proporcionar que estes bens sejam potencializados em sua função evangelizadora.

Fonte: Site do Regional Leste 2

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video