ACN e CNBB promovem Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

edicao-foto-1920x1080-px-26Aproxima-se a 9ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos. A ser celebrada no domingo, 6 de agosto, a data é uma iniciativa da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), apoiada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no país.

A iniciativa convida todas as paróquias e comunidades cristãs brasileiras a participarem do movimento que objetiva atender ao pedido de oração feito pelos cristãos perseguidos em todo o mundo.

Segundo relatório da ACN publicado no último mês, a liberdade religiosa foi violada em países onde vivem, ao todo, mais de 4,9 bilhões de pessoas. O documento considerou 61 países onde os cidadãos enfrentaram graves violações da liberdade religiosa e os dividiu em categorias, além da classificação “em observação”.

Origem da data

O Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos é celebrado anualmente em referência à noite de 6 de agosto de 2014. Na ocasião, milhares de cristãos fugiram do norte do Iraque, expulsos por extremistas do Estado Islâmico. A região concentrava 25% dos cristãos do país e também reunia algumas minorias muçulmanas ameaçadas.

“Cerca de 100 mil cristãos, aterrorizados e em pânico, fugiram de suas casas sem nada, somente com as roupas do corpo, a pé, rumo às cidades curdas. Entre eles havia doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas, precisando de água, comida, medicamentos e um lugar para ficar”, declarou, à época, o chefe da Igreja Católica Caldeia, Patriarca Louis Raphael Sako.

Perseguição hoje

No material de divulgação disponibilizado pela ACN Brasil neste ano, são destacados o terrorismo religioso enfrentado na Nigéria, a redução da comunidade cristã na Síria por meio da desnutrição e o autoritarismo político em países asiáticos como China, Mianmar e Vietnã.

O cartaz desta edição da data é composto por uma fotografia de uma imagem de Nossa Senhora da Paz, da igreja de Santo Addai em Batnaya, Iraque, que foi vandalizada por terroristas do Estado Islâmico. Além de ter a cabeça e as mãos cortadas, a imagem também foi baleada na região do coração. O conteúdo de divulgação pode ser acessado clicando aqui.

A ACN ressalta que esta é uma grave agressão à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece, em seu 18º artigo: “Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos”.

Sobre a ACN

A Ajuda à Igreja que Sofre é uma Fundação Pontifícia que auxilia a Igreja por meio de informações, orações e projetos de ajuda a pessoas ou grupos que sofrem perseguição e opressão religiosa e social ou que estejam em necessidade.

Fundada no ano de 1947, a ACN tornou-se uma Fundação Pontifícia da Igreja em 2011. Todos os anos, a instituição atende mais de 5 mil pedidos de ajuda de bispos e superiores religiosos em cerca de 130 países, incluindo: formação de seminaristas, impressão de Bíblias e literatura religiosa.

Confira, a seguir, a oração e o vídeo preparados pela ACN Brasil para o Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos:

Senhor Jesus Cristo, Vós nos ensinastes a rezar ao Pai em vosso nome e nos assegurastes que tudo o que pedíssemos nós receberíamos. Por isso, nos dirigimos a Vós com total confiança, vos pedimos a graça e a força de perseverar nesta tempestade, para alcançar a paz e a segurança, antes que seja tarde demais. Esta é a nossa oração e, embora pareça impossível para nós, confiamos a Vós a nossa sobrevivência e nosso futuro.

Ajudai-nos, Pai, em nome de vosso Filho crucificado e ressuscitado, Jesus, para continuarmos a trabalhar juntos; para sermos livres, responsáveis e amorosos; para encontrarmos a vossa vontade e fazê-la com alegria, zelo e coragem.

Em Caná, a Mãe de Jesus foi a primeira a notar que não havia vinho. Pela intercessão de Maria, vos pedimos, Pai, para mudar a nossa situação – assim como vosso Filho transformou a água em vinho – da morte para a vida.

Amém



Fonte: Site da Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video