Seminaristas de Ponta Grossa (PR) lançam projeto de podcast para leitura da Bíblia em 1 ano

a-biblia-em-um-ano-ponta-grossaNo dia em que a Igreja celebrará a Ascensão do Senhor e o Dia Mundial das Comunicações Sociais, 16 de maio, terá início o projeto “Bíblia em 1 ano”, que propõe um plano de leitura da Bíblia, ao longo de um ano, por meio de podcasts diários. O projeto é iniciativa dos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney, da diocese de Ponta Grossa (PR).

A divulgação e detalhamento do projeto estão sendo feitas no Instagram @abiblia.em1ano e também na página do Facebook do seminário: facebook.com/seminariopg. A leitura diária de dois ou três capítulos da Bíblia estará disponível em várias plataformas, entre elas Google Podcasts e Spotify.

Origem da iniciativa

A ideia surgiu durante as férias do seminarista Iuri Nack Buss, que está no 2º ano da Teologia. Com o desejo pessoal de aprofundar o encontro com Deus, por meio da sua Palavra, ele descobriu um plano de leitura da Bíblia, para ser realizado ao longo de 1 um ano, divulgado por um ministério de evangelização norte-americano, em forma de podcast.

“Naquele momento, surgiu o desejo de não apenas fazer um aprofundamento pessoal, mas de partilhar essa ideia com os colegas e outras pessoas que tivessem interesse, para que também eles pudessem fazer essa experiência de uma leitura de toda a Bíblia. Conversei, então, com um membro da PASCOM da Paróquia Santa Teresinha, de Ponta Grossa (PR), minha comunidade de origem, onde recebi incentivo e onde desenvolvemos um pré-projeto para fazer uma versão em português do plano de leitura da Bíblia em 1 ano”, contou Iuri.

Ao retornar das férias, Iuri apresentou a ideia ao padre reitor e aos colegas seminaristas, que acreditaram no projeto e começaram a trabalhar sobre ele. Traduziram o plano de leitura e conseguiram a autorização dos criadores do projeto original norte-americano, concedida por “Ascension”*. A partir de então, os jovens fizeram a divisão das atividades para iniciar as gravações e conseguiram a colaboração de padres e leigos para gravar os comentários dos trechos bíblicos que serão lidos em cada dia.

Com o projeto bem delineado, no dia da Solenidade de São José, os seminaristas ganharam o apoio e a bênção do bispo diocesano, Dom Sergio Arthur Braschi, para o projeto “A Bíblia em 1 ano”.

“A partir de então, começamos a divulgar o projeto por meio das redes sociais, especialmente no Instagram @abiblia.em1ano, onde publicamos instruções e formações em preparação para o início da leitura da Bíblia em forma de podcast, que está marcado para o dia 16 de maio de 2021”, disse Iuri.

O plano de leitura da Bíblia

A partir do dia 16 de maio, a Bíblia inteira será lida por meio de um Plano de Leitura, que propõe, para cada dia, 2 a 3 trechos bíblicos ao longo de um ano. Essas leituras, acompanhadas de um comentário meditativo a cada dia, serão gravadas em formato de podcast. Um podcast é uma espécie de programa de rádio, porém, diferente do rádio convencional, as faixas de áudio ficam disponíveis na internet para serem ouvidas a qualquer momento. A tradução da Bíblia que vai ser utilizada nas gravações será a da “Edições CNBB”.

“Faremos as gravações no seminário, a partir de um microfone ligado a uma pequena mesa de som conectada diretamente a um computador. As leituras dos trechos bíblicos serão gravadas por todos os seminaristas maiores (10 ao todo: Discipulado – estudantes da Filosofia – e Configuração – estudantes da Teologia -, que residem no mesmo seminário). Os recursos utilizados serão do próprio seminário, da Pastoral Vocacional e de investimentos pessoais. Além disso, aqueles que vão colaborar com comentários, farão as gravações a partir de suas respectivas casas. O nosso cronograma prevê que façamos as gravações dos trechos propostos no plano de leitura com uma antecedência média de um mês, em relação à data em que cada episódio vai ao ar”, explicou Iuri.

Fonte: Site do Regional Sul 2

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video