Em outubro, a Igreja celebra mês das missões e campanha missionária

campanha-missionaria-2020-fotoDivulgacaoPOMEm outubro, a Igreja Católica celebra o mês missionário, que destaca a missão de todo o cristão de anunciar Jesus Cristo e também o trabalho de tantos consagrados que deixaram seus países para levar o Evangelho a países distantes.

O mês missionário 2020 têm a vida como ponto central. Com o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), destacando o convite que todo cristão recebe para defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões.

“Todos que foram consagrados e ungidos por Deus no batismo são convocados a dizer sim à missão, devem anunciar e testemunhar a boa notícia que não é sua, mas recebida de Deus (…) Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Jesus de Nazaré definiu sua ação no mundo como o Divino Cuidador: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo10,10). Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão”, afirmou o diretor nacional da POM, Padre Maurício da Silva Jardim, na novena missionária deste ano.

Todas as reflexões deste período são organizadas pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) com a colaboração da CNBB e outros organismos do Conselho Missionário Nacional.

O mês missionário traz consigo também a Campanha Missionária, aberta nesta quinta-feira, 1º, com uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, Dom Odelir José Magri.

Veja mais informações sobre o mês missionário no vídeo:



Iniciativas

Ao longo do mês de outubro, diversas atividades serão realizadas semanalmente para divulgar o mês missionário. Entre elas, as lives e os terços missionários semanais. A primeira atividade, nesta quinta-feira, é uma live da comissão em parceria com a Edições CNBB, às 15h, no canal do Youtube das Edições CNBB e retransmitida nos canais da conferência e das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Nessa primeira live, Dom Odelir José Magri e padre Maurício Jardim, vão conversar sobre a Campanha Missionária 2020 e o Programa Missionário Nacional (PMN).

Nos dias 17 e 18 de outubro acontecerá a coleta missionária em todas as comunidades do Brasil, como gesto concreto de cooperação com as Igrejas mais pobres dos cinco continentes.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões

O Papa Francisco, em sua mensagem para o Dia Mundial das Missões, celebrado em 18 de outubro, convida os cristãos a se unirem na construção da paz e da justiça. A mensagem intitulada ” Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), lembra a resposta do profeta Isaías à pergunta do Senhor “Quem enviarei?”.

“Esta chamada provém do coração de Deus, da Sua misericórdia, que interpela, quer a Igreja, quer a humanidade, na crise mundial atual”, afirmou o Pontífice.

Com a realidade da pandemia da Covid-19, que marcou o ano com muitos desafios e tribulações, o Santo Padre lembra na mensagem que todos estão verdadeiramente assustados, desorientados e temerosos, mas ao mesmo tempo, todos se reconhecem participantes de um forte desejo de vida e de libertação do mal.

“Neste contexto, a chamada à missão, o convite a sair de si mesmo por amor de Deus e do próximo, aparece como oportunidade de partilha, serviço, intercessão. A missão que Deus confia a cada um faz passar do «eu» medroso e fechado ao «eu» resoluto e renovado pelo dom de si”, enfatiza.

.: Leia a mensagem do Papa na íntegra

Oração do Mês Missionário

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
fonte transbordante da missão,
Ajuda-nos a compreender
que a vida é missão,
dom e compromisso.
Que Maria, nossa intercessora
na cidade, no campo,
na Amazônia e em toda parte,
ajude, cada um de nós,
a ser testemunhas proféticas
do Evangelho,
numa Igreja sinodal
e em estado permanente
de missão.
Eis-me aqui, Senhor, envia-me!
Amém.

.: Acesse a novena missionária 2020

Fonte: Site Notícias Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video