Por que a Irmã Lúcia não foi canonizada junto com Francisco e Jacinta?

d0000101A canonização dos irmãos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto foi realizada pelo Papa Francisco no último dia 13 de maio, centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. As aparições da Virgem Santíssima aconteceram todos os meses entre maio e outubro de 1917 e foram testemunhadas pelos dois irmãozinhos e por sua prima Lúcia dos Santos.

Por que, então, Lúcia não foi canonizada com eles?
Porque São Francisco e Santa Jacinta Marto morreram ainda crianças, ele com 10 anos de idade, ela com 9. Francisco no dia 4 de abril de 1919 e sua irmãzinha Jacinta em 20 de fevereiro de 1920.

Já Lúcia viveu até seus 97 anos de idade, falecendo em 2005. Por isso, o seu processo de beatificação é ainda muito recente e precisa passar por várias etapas. Essas etapas já foram completadas pelo processo dos dois pastorinhos proclamados santos neste ano.

A morte de São Francisco e Santa Jacinta Marto
Os dois irmãozinhos enfrentaram os dolorosos e praticamente intratáveis efeitos da epidemia de gripe espanhola que assolou parte da Europa a partir de 1918. Francisco e Jacinta morreram oferecendo seus intensos sofrimentos a Deus.

Jacinta respondia às provações dizendo: 

“Ah, quanto eu amo sofrer por amor de Nosso Senhor e Nossa Senhora! Eles amam muito aqueles que sofrem pela conversão dos pecadores”.

Francisco também declarava, conforme as lembranças de sua prima, a também vidente Irmã Lúcia:

“Sofro para consolar Nosso Senhor, e, depois de um tempo, ir para o céu”.

Fonte: Aleteia

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video