Você conhece o Escapulário de Nossa Senhora?

escapularioO uso do escapulário, para os católicos, simboliza um ato de devoção à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo. Utilizado cada vez mais por um número maior de fiéis, ele é confeccionado com dois pedaços de pano marrom, unidos por um cordão. Um dos pedaços traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo e o outro, a do Sagrado Coração de Jesus.

A palavra Escapulário tem origem latina “scapulas”, que significa "ombros", pois, é neles que é feita a sua imposição. Os religiosos carmelitas usam o escapulário como símbolo da sua consagração religiosa à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Ordem dos Carmelitas. Para os demais fiéis, o escapulário é símbolo de devoção à Virgem do Carmo.

A Ordem Terceira do Carmo da Catedral disponibiliza os escapulários para a venda na recepção paroquial. Eles podem ser adquiridos por apenas R$ 1,00 (plástico) ou R$ 2,00 (tecido). Além de adquirir um símbolo de fé, com a compra, você estará ajudando as obras de evangelização da Ordem Terceira.

Como utilizar o escapulário

O escapulário deve ser bento por qualquer sacerdote, que coloca o objeto no devoto, dizendo:

“Recebe este santo escapulário como sinal da Santíssima Virgem Maria, Rainha do Carmelo, para que, com seus méritos, o uses sempre com dignidade, seja tua defesa em todas as adversidades e te conduza à vida eterna.”

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video