Pastoral da Saúde e dos Enfermos leva amor e conforto aos irmãos

sao camiloA Igreja precisa ir ao encontro dos irmãos necessitados. Dessa forma, a Pastoral da Saúde e dos Enfermos da Catedral busca levar a mensagem religiosa, o anúncio do Evangelho, a esperança e o consolo a todos aqueles que estão enfrentando alguma dor ou enfermidade, impossibilitados de estarem presentes na igreja.

Cerca de 50 ministros, sob a coordenação e orientação do vigário paroquial,padre Danilo Celso de Castro, vão aos hospitais e às residências para visitarem os enfermos e levar a Eucaristia.

E você é chamado a fazer parte deste ministério! Este serviço de caridade e amor é aberto a todos os interessados. Nesta entrevista, padre Danilo conta um pouco mais sobre este papel tão bonito da nossa Igreja. Confira!

O que é a Pastoral da Saúde? E o que ela faz?
A Pastoral é a Igreja ao lado dos enfermos e pobres, para que todos tenham vida e a tenham em abundância (cf. Jo 10,10). Ela encarna na prática o mandado evangélico de ir por todo mundo anunciar a Boa-Nova aos pobres e curar os enfermos, assumindo, assim, o compromisso com os pobres e doentes, promovendo e defendendo a vida.


Como se dá o trabalho da Pastoral?
O trabalho da Pastoral é visitar, rezar e consolar os enfermos e seus familiares; anunciar a Boa-Nova do Evangelho; levar a Sagrada Comunhão e providenciar, se necessário, medicamentos e alimentos.


E as visitas?
Só no ano de 2013, os ministros da pastoral realizaram 650 visitas às casas, levando a Eucaristia a 620 irmãos. Já o sacerdote visitou 550 casas, levando a Sagrada Comunhão a 320 irmãos e 210 receberam a Unção dos Enfermos.


E nos hospitais?
Foram realizadas visitas, principalmente, nos hospitais HTO, 9 de julho, HPS e Santa Casa de Misericórdia. Os ministros e o padre realizaram 4.410 visitas, além de 1.340 enfermos que receberam a unção.


E para este ano de 2014?
A Pastoral é aberta para todos aqueles que desejarem se tornar um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão para os Enfermos e realizar este trabalho tão especial. Para isso, os interessados devem fazer uma formação, que vai acontecer no quarto sábado de cada mês, das 7h às 11h, na Catedral. Nesta formação, estuda-se e partilha-se a Bíblia, documentos do papa, da CNBB, de Aparecida e o documento sinodal da Arquidiocese. Os interessados podem ligar para (32) 8866-1860 e fazer a inscrição.




Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video