Vaticano divulga mensagem do papa para o Dia Mundial das Comunicações

papa-francisco70A Santa Sé divulgou, nessa semana, a mensagem do papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações. O tema deste ano é "Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro."

O Dia Mundial das Comunicações é sempre comemorado no domingo que antecede o Pentecostes. Neste ano, será celebrado no dia 1º de junho. Em sua mensagem, o papa Francisco desafia os meios de comunicação a criarem uma cultura do encontro, em um mundo cada vez mais globalizado.

"A nível global, vemos a distância escandalosa que existe entre o luxo dos mais ricos e a miséria dos mais pobres. Frequentemente, basta passar pelas estradas duma cidade para ver o contraste entre os que vivem nos passeios e as luzes brilhantes das lojas. Estamos já tão habituados a tudo isso que nem nos impressiona", afirma o papa.

O papa acrescenta como os meios de comunicação podem aproximar as pessoas, "os mass-media podem ajudar a sentir-nos mais próximo uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna".

A mensagem aborda ainda os possíveis problemas acarretados pela velocidade de trocas de informações. "O ambiente de comunicação pode ajudar-nos a crescer ou, pelo contrário, desorientar-nos. O desejo de conexão digital pode acabar por nos isolar do nosso próximo, de quem está mais perto de nós. Sem esquecer que a pessoa que, pelas mais diversas razões, não tem acesso aos meios de comunicação social corre o risco de ser excluído."

Por fim, o papa defende a importância da presença da Igreja, para se aproximar dos fiéis também no universo digital. "Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos."

Para conferir a mensagem na íntegra, clique aqui.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video