O que é o escapulário de Nossa Senhora?

escapularioSímbolo de devoção, acessório para compor o visual ou sinal de fé. Muitas pessoas utilizam o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo em seu dia a dia. Mas qual a história e o que ele significa?

A palavra escapulário vem do latim “escapula”, que significa armadura, proteção. Segundo a tradição da Igreja, no dia 16 de julho de 1251, no Monte Carmelo, Nossa Senhora apareceu cercada de anjos a São Simão Stock, trazendo o escapulário nas mãos, e disse:

“Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.

Dessa forma, o uso do escapulário se difundiu entre os católicos, como um sinal de esperança e de devoção mariana.



O uso do escapulário
A jornalista Emilly Souza é uma das fiéis que utilizam o escapulário.“Eu ganhei o meu da minha madrinha na minha Crisma. Gosto de usar porque foi um presente que me marcou e é também uma forma de me aproximar de Nossa Senhora.

Há diversos modelos de cordões de escapulários (quadrados, redondos, ovais etc.), confeccionados em diversos materiais (prata, ouro, tecido etc). Mas de acordo com a Igreja, o importante é que ele seja uma lembrança para que a pessoa que o use traduza em gestos concretos sinais de fé e de caridade.


nscarmoComo utilizar o escapulário
O escapulário deve ser bento por qualquer sacerdote, que coloca o objeto no devoto, dizendo:

“Recebe este santo escapulário como sinal da Santíssima Virgem Maria, Rainha do Carmelo, para que, com seus méritos, o uses sempre com dignidade, seja tua defesa em todas as adversidades e te conduza à vida eterna.”.

Essa bênção e imposição valem para toda a vida.


Como adquirir 
Você pode adquirir o escapulário para si ou para presentear um ente querido.

Na Catedral, ele está disponível na recepção por R$2,00. Ao adquiri-lo, você ainda estará ajudando o Sodalício da Ordem Terceira do Carmo (grupo que se dedica à oração e ao apostolado, e tem os pobres, marginalizados e necessitados como os seus preferidos. O propósito da associação “é seguir e servir a Jesus. E a meta é conhecer, amar e imitar as virtudes da Mãe de Jesus”).


Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video