Setembro, Mês da Bíblia

Mes-da-Biblia-2024Para os católicos do Brasil, setembro é o mês dedicado à Bíblia; isso, desde 1971. O período foi escolhido porque em 30 de setembro é dia de São Jerônimo, que foi quem traduziu os textos bíblicos originais do hebraico e do grego para o latim.

O intuito deste mês temático é reavivar nos fiéis a responsabilidade de conhecer a Sagrada Escritura, através de materiais de apoio o texto-base e um livreto com encontros bíblicos. O Papa Francisco costuma convidar para que “todos os dias leiamos uma passagem da Bíblia, especialmente do Evangelho: ali Jesus fala-nos, ilumina-nos, guia-nos. E recordo-vos o que já disse noutras ocasiões: tenham um pequeno Evangelho, um Evangelho de bolso, para o levar na bolsa, sempre conosco; e quando houver um momento durante o dia, ler algo do Evangelho. É Jesus quem nos acompanha. Um pequeno Evangelho de bolso, mas sempre conosco”.

Neste ano, o Mês da Bíblia é dedicado ao estudo do Livro de Ezequiel, iluminado pelo lema “Porei em vós meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Nesse trecho, Deus promete dar nova vida ao povo de Israel, que estava em exílio e sem esperança. A passagem é conhecida pela visão do vale de ossos secos, onde Deus mostra a Ezequiel que, mesmo quando tudo parece perdido, Ele pode trazer vida e esperança.

Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, afirma que, ao refletir sobre o testemunho do profeta Ezequiel, pode-se responder ao convite feito pelo Papa Francisco à preparação para o Jubileu 2025. “O convite para que sejamos peregrinos de esperança nos faz ser como Ezequiel: arautos da esperança em meio àqueles que, proventura, possam ter se esquecido de Deus ou perdido o seu caminho”.

Abertura oficial

Nesse domingo (1º), a abertura do Mês da Bíblia foi celebrada no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Os fiéis se reuniram no entorno do Altar Central, onde a Missa foi presidida pelo Dom Leomar Antônio Brustolin. A Santa Missa também marcou o encerramento da 1ª Romaria Nacional dos Catequistas, que começou no dia 30 e reuniu cerca de 3.400 catequistas, e destacou ainda os 70 anos da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que trabalha na promoção da vida religiosa e no apoio às comunidades de fé no Brasil.

No início de sua homilia, o presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBBf ez uma associação à Primeira Leitura: temos que ouvir mais a palavra de Deus. “A palavra catequese significa ecoar, ou seja, entrar pelo ouvido, então sair pelo outro, é para levar para o coração. A Fé nasce da escuta, e muita gente está perdendo a fé porque não escuta mais, só quer falar. Sabe quando passamos por uma provação difícil? Aquela morte repentina, brigas na família, mal-estar no relacionamento, problemas no trabalho… Logo a gente reza e pede ajuda, mas nessa hora é preciso escutar o que Deus quer nos dizer. Com isto, é preciso querer aprender de Deus o que ele está nos mostrando através da dor. Como bem diz Padre Zezinho em uma de suas canções, ‘Ninguém nasceu para sofrer, mas a dor nos faz crescer’.”

Em seguida, falou do Evangelho: “No Evangelho, nós vemos Jesus condenando uma prática religiosa não coerente, pois não dá para rezar de um jeito e viver de outro. Não dá para multiplicar orações e esquecer de respeitar o próximo. A nossa fé cristã e católica depende de nossas ações caridosas e de coração. E é por isso que a Segunda Leitura diz que devemos cuidar da viúva, do pobre e de quem precisa.”

Dom Leomar ressaltou também a importância do mês da Bíblia para nos animar e incentiva que todos leiam o livro de Ezequiel. “A celebração de hoje nos faz refletir sobre nossas ações e comportamento cristão, e nos faz pensar se estamos vivendo conforme os ensinamentos de Cristo. Que sigamos o exemplo de Jesus, que soube e sabe amar, que perdoa, que é caridoso e que nos acolhe com um infinito amor. Sejamos seguidores de Cristo nessa caminhada do viver, espalhemos a Boa-nova, sejamos caridosos e acolhamos o próximo com amor.”

Programação para 2024

Para além da celebração de abertura do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB realiza o Seminário Bíblico para Animadores do Mês da Bíblia. A formação acontece de modo on-line, de 9 a 11 de setembro, às 19h30, e será transmitida pelas redes sociais da CNBB (@cnbbnacional); Catequese do Brasil (@catequesedobrasil) e Edições CNBB.

No dia 9 a temática a ser abordada será “A esperança a partir do livro de Ezequiel”, com o professor e doutor Fábio Siqueira. Na terça-feira, 10 de setembro, a temática a ser estudada será “A glória do Senhor a partir de Ezequiel”, com a professora e doutora Maria de Lourdes Lima. No último dia, 11, a temática será sobre “A conversão ecológica a partir de Ezequiel”, com o professor e doutor Matthias Grenzer.

*Fontes: sites da CNBB, A12 e Pai Eterno

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video