15ª Via-Sacra Jovem será neste domingo, 25 de fevereiro

Via-Sacra-Jovem-2024Em 2024, a Via-Sacra Jovem realizada pelo Vicariato da Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora chega à 15ª edição. Como de costume, o evento, que reúne milhares de pessoas todos os anos, acontecerá no segundo domingo da Quaresma, em 25 de fevereiro.

A partir das 8h, a juventude arquidiocesana é convidada a se reunir na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de mesmo nome, na Cidade Alta (próximo à Universidade Federal de Juiz de Fora), onde será celebrada Santa Missa a partir das 8h30. O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá a Eucaristia. Após a celebração, terá início o cortejo em direção ao Morro do Cristo. Durante o caminho, os jovens – de idade e de coração – participam de momentos de oração, animação e, sobretudo, da reflexão das 15 estações da Via-Sacra.

Neste ano, o tema que regerá o encontro de jovens será “Tomou sobre si as nossas dores; por suas chagas fomos curados” (Isaías 53). De acordo com o Assessor da Pastoral Juvenil Arquidiocesana, Padre Robert César Teixeira, o trecho bíblico convida cada jovem a voltar o olhar para Cristo na cruz. “Deus que, por amor, chega até as últimas consequências e que nos quer dar vida, que nos chama a uma missão, a testemunhar a cada dia que Cristo passou pela cruz, venceu a morte, ressuscitou, tudo isso no projeto de amor por cada um de nós. Nessa subida que literalmente fazemos rumo ao Morro do Cristo, percorrendo os passos de Jesus, buscar nos encorajar para que, na descida, possamos alcançar tantos outros jovens que estão pelo caminho e ainda não tomaram consciência desse grande amor que nos alcançou”, ressalta o sacerdote.

Os momentos de reflexão também irão recordar o tema da Campanha da Fraternidade 2024, que aborda a Fraternidade Social. “Um dos pilares do tempo quaresmal é justamente a caridade, é esse olhar de Cristo para o outro, percebendo Cristo no outro. Então, perceber que somos seres de relação, que nós precisamos uns dos outros. Não estamos aqui para julgar, para apontar dedos, mas, assim como Cristo, somos chamados a estender a mão”, explica Padre Robert.

O Assessor da Pastoral Juvenil ainda lembra que a 15ª edição da Via-Sacra Jovem ganha um sentido mais especial por estar inserida no contexto da celebração dos cem anos da Diocese de Juiz de Fora. “Começamos fevereiro com as celebrações do Centenário Diocesano e agora terminamos o mês com a celebração da Via-Sacra, percorrendo esses passos com Jesus. Estamos vivendo o Ano Eucarístico Arquidiocesano, esse despertar para a Eucaristia que nós vamos vivendo a cada dia.”

Segundo Padre Robert, durante a Via-Sacra, serão anunciados outros eventos voltados para a juventude arquidiocesana e que compõem o calendário festivo do Centenário. A Igreja Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 52 – Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video