Reunião do Clero é marcada por formações sobre gestão eclesial

DSCN0958Padres, religiosos e diáconos permanentes participaram, na terça-feira (24), de mais Reunião do Clero deste ano. O encontro foi realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana. Ao longo de todo o dia eles participaram de palestras formativas e receberam atualizações sobre toda a arquidiocese.

A parte da manhã foi marcada pela formação sobre gestão eclesial. “Falamos de gestão não só numa perspectiva financeira, mas também da gestão pastoral; compreendendo que fazer uma boa gestão é para cumprirmos nosso objetivo da evangelização. Falamos também da nova legislação e atualização de procedimentos que precisamos constantemente estar realizando”, explicou o Ecônomo da Arquidiocese. Pe. Liomar Rezende de Moraes.

DSCN0939O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, esteve presente e, em entrevista, ressaltou a importância da formação a cerca deste tema. “Administrar uma paróquia não é algo que está à margem da pastoral, está integrado na pastoral, há uma espiritualidade também no serviço que nós prestamos na administração, na lealdade com as leis, na lealdade com o povo, na prestação de contas, isso é importante que o padre saiba. Portanto a administração pode ser também uma via de santidade. Quem administra bem presta um bom serviço ao próximo e as coisas de Deus”, afirmou ele.

Entre os subtemas de processos de gestão, esteve as novidades na fiscalização da Receita Federal, que foram apresentadas pelo auditor do órgão de governo, Marcos Paulo Milagres. Ele tratou da tramitação de produtos e serviços por parte das paróquias e as obrigações tributárias que daí decorrem. “A principal dúvida foi a escrituração das notas fiscais, logo na aquisição do produto ou serviço, por parte das paróquias. Como é o tramite em relação a isso, como funciona a escrituração. [Também] Pudemos tirar uma série de dúvidas sobre principalmente a separação entre o princípio da entidade da paróquia e do próprio administrador paroquial”, contou ele.

Entre as pautas da tarde, assuntos pastorais, campanha do dízimo, a novena de Natal, o próximo retiro do clero, além de uma formação sobre Métodos naturais de Controle de Fertilidade.

Também foram comunicadas algumas transferências e nomeações, Padre Leandro Monaia será Vigário Paroquial na Catedral Metropolitana, e, assim que ordenados diáconos, Gabriel Arcanjo Ferreira Junior segue para o Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade, e Paulo César Rodrigues Junior, para Paróquia Santo Antônio, em Olaria.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video