Fiéis celebram o Natal do Senhor na Catedral

natal1Noite de festa e de reflexão foi a Vigília de Natal, que aconteceu no sábado, dia 24, na Catedral. Centenas de pessoas marcaram presença na missa que foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, concelebrada pelo pároco da Catedral, padre João Paulo Teixeira Dias, e por nossos vigários. Também participaram os diáconos permanentes, Antonio e Waldeci.

Um dos momentos marcantes da celebração foi a entrada do menino Jesus. A catequista da Catedral, Tatiane Dias, entrou vestida de Nossa Senhora com seu esposo, vestido de José, e seu bebê simbolizando o maior dos presentes do Natal: Jesus, o menino luz, que foi entregue nas mãos do arcebispo.

natal2O arcebispo, dom Gil, falou durante entrevista sobre a noite santa de Natal. “A gente tem um feliz Natal quando a gente está com o coração sintonizado com o de Jesus, porque Ele está presente no nosso meio. Essa profissão de fé que nós fazemos em todas as celebrações, ‘o Senhor esteja convosco, Ele está no meio de nós’ tem um lugar muito especial nessa noite santa do Natal, é a celebração da presença de Jesus, Ele não veio, passou e foi embora, mas veio, passou, nos falou, nos ensinou e permanece conosco. Então a gente celebra a presença de Jesus, que está entre nós, por isso não tem sentido celebrar o Natal sem missa e sem Eucaristia”.

O pároco da Catedral, padre João Paulo, deixou sua mensagem para esta data tão especial, “quero nesta noite santa do Natal desejar a todos um abençoado Natal, a alegria do nosso coração Emanuel, Deus está vivo, presente no meio de nós. Esta noite nos encontramos em nossa casa mãe e queremos assim, iluminados por Jesus, nossa luz alegrarmos com o seu Natal, com sua vinda gloriosa para estarmos como Igreja, família de fé, reunidos na casa de Deus e para estarmos também na primeira Igreja, a família doméstica, na qual continuaremos esta festa tão bonita do Senhor no meio de nós”, destacou.

natal3Para a professora, Anete Ribeiro Fontes, que participou da celebração, “o nascimento de Jesus é uma das datas mais importantes da Igreja Católica, a gente tem que estar vivenciando e renovando a nossa esperança, neste tempo de paz, de amor, de fraternidade e esse mundo que estamos vivendo está precisando muito disso. O espírito do Natal é a gente estar cada vez mais preocupado com o próximo, ser solidário e esperar dias melhores para 2023”.

Durante a celebração, dom Gil convidou o ex-pastor José Valadão, que fez sua profissão de fé pública na Igreja Católica no último final de semana para representar todos presentes e receber um abraço de Feliz Natal.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Entrevistas: WebTV “A Voz Católica”

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video