Quaresma: Missa de Cinzas acontece às 19h

A abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2013 acontece na Quarta-feira de Cinzas, dia 13 de fevereiro. Na Catedral, será realizada uma missa às 19h, presidida pelo arcebispo, dom Gil Antônio Moreira.

 

Após o término do carnaval, os fiéis celebram a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Neste dia, os fiéis são marcados na testa com as cinzas em forma de cruz ou as recebem um pouco sobre as suas cabeças, quando o sacerdote pronuncia a seguinte frase (à sua escolha): “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

 

As cinzas vêm dos ramos bentos do Domingo de Ramos do ano anterior. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como sinal de arrependimento perante Deus. No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência.

 

Significado da Quaresma
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para a preparação da grande festa da Páscoa, ressurreição de Cristo. Ela deve ser marcada pela oração, pela penitência, pela esmola e pelo jejum.

 

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.  A cor litúrgica deste período é o roxo, que significa luto e penitência. Segundo o vigário paroquial, padre José Domício, a Quaresma é um tempo de conversão e de reconciliação com Deus e com os irmãos para a grande festa da Ressurreição de Jesus.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video