Missa abre Quaresma e CF-2013

cinzas1“Venho aqui para começar bem a Quaresma, no meu propósito de penitência e arrependimento”. A frase da estudante Silvia Gomes, 30 anos, é a mesma dos cerca de mil fiéis que lotaram a Catedral na missa solene de abertura da Campanha da Fraternidade 2013 e da Quaresma. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, assistida pelo diácono, Pierre Maurício, e aconteceu nessa Quarta-feira de Cinzas, 13 de fevereiro.

 

Além de darem início ao período que antecede a Páscoa, marcado pelo jejum, penitência, esmola e oração, os católicos também refletiram sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2013, que é a juventude. O papa Bento XVI também foi lembrado, e recebeu a oração dos presentes.

 

Sobre o significado das cinzas, dom Gil explicou que elas são um sinal de penitência e do chamado à conversão e à mudança de vida. “Nós usamos as cinzas para lembrarmos que um dia também vamos virar cinzas, que iremos mor-rer, mas que somos criados para a vida eterna. Nossa vida aqui está direcionada para vida futura, no encontro com o Senhor”.

 

Já sobre a Campanha da Fraternidade, o arcebispo destacou que ela é um sinal concreto de caridade, e que, neste ano, ela quer ajudar os jovens a vencerem os males atuais e a serem missionários.

cinzas2Outro assunto abordado por dom Gil foi a renúncia de Bento XVI. “É um gesto que nos causa tristeza, porque o amamos, mas vemos com serenidade e respeito. Humildemente, ele inclina-se diante de Deus e vai se recolher em um mosteiro para rezar pela Igreja”.

 

O arcebispo ainda fez uma comparação. “Um alicerce, por exemplo, ninguém o vê, mas se é tirado de uma constru-ção, ela cai. A mesma coisa acontece com a raiz de uma árvore; ela está escondida, mas não existe árvore sem ela. Da mesma forma, o papa. Ele vai se recolher como um alicerce, como uma raiz, para no sustentar através da oração, e sustentar a construção da Igreja”, explicou.

 

Logo depois, os fiéis receberam as cinzas, em um sinal de conversão. No final da celebração, durante oração, dom Gil propôs que os fies fizessem um gesto de penitência durante toda a Quaresma como símbolo de mudança de vida e de conversão.

 

Para conferir mais fotos sobre a festa, acesse nossa página no Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video