Encerramento do X Encontro Mundial das Famílias é celebrado neste 13º Domingo do Tempo Comum

encerramento encontro mundial familias1Neste 13º Domingo do Tempo Comum, também foi celebrado na Catedral, em sintonia com a Igreja do mundo todo, o encerramento do X Encontro Mundial das Famílias. O arcebispo de Juiz de Fora Dom Gil Antônio Moreira presidiu a missa, que foi concelebrada pelo Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro Lima da Silva, e pelo nosso administrador paroquial, padre José de Anchieta Moura Lima. Que também contou com a participação dos diáconos permanentes da Catedral, Antonio e Waldeci.

Em entrevista, Dom Gil falou sobre a temática do 13º Domingo do Tempo Comum. “Tema central é a firmeza de Jesus, a decisão, quem segue Jesus tem que ter uma vontade determinada, Jesus tomou a decisão de ir a Jerusalém e depois exigiu dos apóstolos que tivessem uma decisão radical em segui-lo, não uma decisão relativa que vai e que volta. Deus quer pessoas que tenham vontade definida, assim também com relação à família”.

O arcebispo explicou também o motivo dessa celebração ter sido mais especial e sobre a diferença entre famílias cristãs e não cristãs. “Hoje o papa celebrou em Roma e nós celebramos em todas as Igrejas o encerramento do X Encontro Mundial das Famílias. A família cristã é diferente das famílias não cristãs, que não aceitam a doutrina de Cristo, portanto nós temos algo a assumir e algo a ensinar. Quem casa na Igreja sabe que tem um ritmo, um jeito de entender a família, que é aquele que vem da pregação de Jesus”.

Outro ponto abordado no dia foi a questão do aborto, que de acordo com o pastor, está intimamente ligado ao tema familiar. “Na família que nascem as crianças, a vida humana e o Brasil anda outra vez ameaçado de aprovação de leis abortistas, um aborto nunca deixará de ser um assassinato de crianças por meios violentos, não há nada que justifique. A vida da criança não é a vida da mãe e do pai, é outra vida, ao pai e à mãe cabe proteger e não destruir, por isso nesse encerramento do X Encontro Mundial das Famílias a CNBB uniu esses dois temas com uma bela mensagem de sua Comissão Pró-família. Portanto é dia de rezarmos para que as nossas famílias sejam protegidas e possam educar os seus filhos nos caminhos de Deus”, completou.

encerramento encontro mundial familiasO Vigário Episcopal para Vida e Família, Padre Laureandro, expressou alegria em celebrar na Eucaristia o Encerramento do X Encontro Mundial das Famílias. “Durante todos esses dias estávamos em comunhão com o papa e continuaremos em comunhão com ele. Esse encontro foi um momento muito oportuno para a gente rezar e agradecer e prestar os nossos louvores a Deus pela vida e missão das famílias, queria destacar também que trouxe um tema muito bonito, o amor familiar, vocação e caminho de santidade, três palavras que moveram a celebração desse encontro”.

Dos dias 22 a 26 de junho várias famílias do mundo estavam reunidas em Roma para celebrar com o papa Francisco esse momento especial, esclareceu o padre. “Trazemos no coração gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol das famílias e queria destacar as preocupações do papa e da Igreja com a família, a preparação para a vida matrimonial, aquelas que estão passando por situações difíceis, que trazem no coração as dores e dificuldades, tudo isso são preocupações da Igreja. Precisamos sempre apoiar as famílias, ajudar, incentivar e mostrar sempre novos caminhos, é nossa missão e tarefa”, enfatizou.

O padre Laureandro também elencou algumas das realizações em nível Arquidiocesano. “Em nome do Vicariato para a Vida e Família e da Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar queremos manifestar nossa alegria de viver esse momento de celebração desse X Encontro Mundial das Famílias aqui na nossa Arquidiocese, com lives, tivemos momentos de celebrações em nossas comunidades paroquiais e hoje o encerramento com Dom Gil”.

Confira as fotos da celebração em nosso Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video