Vigília reúne fiéis em oração por Bento XVI

vigiliapapaA noite dessa quarta-feira, dia 27 de fevereiro, foi marcada por homenagens, agradecimentos e adoração ao Santíssimo, na Catedral. Além disso, músicas de louvor a Deus também motivaram a Vigília de Oração por Bento XVI que renunciará ao papado nesta quinta-feira, dia 28, às 20h (16h, no horário de Brasília).

 

O arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira, conduziu o momento de agradecimento pela vida do papa e pediu que todos os presentes entrassem em sintonia com Deus.

 

“Temos que agradecer pelos oito anos de pastoreio de Bento XVI, por sua competência teológica e por sua fortaleza. Também precisamos rezar pelo Conclave e pedir que o Espírito Santo esteja forte e abundante no momento da eleição do novo papa”, declarou.

 

Durante o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, dom Gil relembrou a declaração de Jesus: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. (Mateus 16,22)”. E, ainda em adoração, pediu o Espírito Santo sobre o sumo pontífice e agradeceu pela vida do “seu humilde servo, grande na alma e na sabedoria”.

 

O arcebispo citou, ainda, que dentro de poucos dias será escolhido o novo papa e convidou a todos os presentes para um momento de preces especiais por este acontecimento.

 

Os principais pedidos foram: restauração das forças de Bento XVI; fortalecimento da evangelização; que o próximo papa seja sábio e que consiga acolher bem; e que a presença do novo papa na Jornada Mundial da Juventude seja sinal de esperança para os jovens.

 

Ao final da celebração, velas foram distribuídas para os presentes e em algumas constavam os nomes dos cardeais. Dom Gil pediu que essas pessoas rezassem pelo cardeal com o nome impresso em sua vela. Logo após, as luzes foram apagadas e somente as velas ficaram acesas dentro da Igreja.

 

Participação
vigiliapapa2A ministra extraordinária da Eucaristia, Virgínia de Paiva, diz que a Vigília de Oração representa uma forma de agradecimento pela humildade do papa em dizer que não consegue mais levar todas as suas obrigações à frente.

 

“Bento XVI renunciou num momento importante que é a Quaresma, tempo de mudança na vida de todos. E ele mesmo disse que agora vai carregar a cruz de uma outra forma e não vai nos abandonar. Temos que agradecer a Deus, porque ele foi um papa muito bom”, ressaltou.

 

Ela falou, ainda, que tem pedido muito a inspiração do Espírito Santo neste momento de despedida. “Todos os dias, em minhas orações, peço um papa com coragem para enfrentar as dificuldades que a Igreja tem passado”.

 

Para o jovem seminarista, Fernando Augusto M. Silva, rezar pelo pontífice é sempre importante e neste momento, em especial, a oração do povo serve como força para ele. “Que a nossa oração em frente ao Senhor Jesus seja uma forma de gratidão por tudo que realizou em seu pontificado”, declarou.

 

Fernando comentou, também, que este momento de oração mostra que a Igreja tem buscado viver em unidade “atendendo ao chamado de Jesus de que sejamos um só rebanho e um só pastor”, concluiu.

 

Para conferir mais fotos sobre a Vigília, acesse nossa página no Facebook.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video