Tempo do Advento é marcado por Novena de Natal na Arquidiocese de Juiz de Fora

Vela-AdventoNo domingo, 28 de novembro, começou o Ano Litúrgico e, com ele, o Tempo do Advento, período de preparação para o nascimento de Jesus. São quatro semanas de expectativa para essa festa e, no decorrer delas, somos convidados a esperar o Menino Deus que vem no Natal e virá no final dos tempos.

Nas duas primeiras semanas do Advento, a nossa esperança se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história. Já as duas últimas semanas visam, em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda do Filho de Deus entre nós. Por isto, este tempo é de piedosa e alegre expectativa.

“O Tempo do Advento é o tempo da expectativa, o tempo da espera, o tempo da confiança, é o tempo em que Deus vai falando ao nosso coração e aquecendo a nossa alma. Chegará o Natal, quando vamos celebrar o nascimento de Jesus a dois mil anos atrás. E o Advento nos recorda que, assim como o anjo anunciou a chegada do Senhor em Belém de Judá, anuncia também que Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos no fim dos tempos, quando tudo estará consumado”, explica o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, esse período será marcado pela tradicional Novena de Natal, que em 2021 traz o tema “A alegria do amor em família” e o lema “Vendo novamente a estrela ficaram repletos de alegria” (Mt 2,10). Assim como aconteceu no ano passado, os materiais da novena foram disponibilizados no formato on-line (clique aqui) para aqueles grupos que decidirem realizá-la à distância, enquanto algumas paróquias optaram pela impressão do texto.

Além disso, os encontros novenários que começaram a ser veiculados também no dia 28, acontecerão diariamente na Rádio Catedral 102,3 FM, às 07h45 e às 18h10, até o fim do Advento. Assim, ao chegar no nono encontro, reiniciará no dia seguinte, para que todos tenham a oportunidade de acompanhar as orações preparatórias para o Natal.

Fonte: site da Arquidiocese Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video