Escapulário é usado como sinal de fé e devoção

escapulario01Utilizado como acessório e sinal de proteção, o Escapulário se tornou uma forma de mostrar a devoção e a fé. Utilizado cada vez mais por um número maior de fiéis, ele é confeccionado com dois pedaços de pano marrom, unidos por um cordão. Um dos pedaços traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo e o outro, a do Sagrado Coração de Jesus.

 

A palavra Escapulário tem origem latina “scapulas”, que significa "ombros", pois, é neles que é feita a sua imposição. Os religiosos carmelitas usam o escapulário como símbolo da sua consagração religiosa à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Ordem dos Carmelitas. Para os demais fiéis, o escapulário é símbolo de devoção à Virgem do Carmo.

 

A Ordem Terceira do Carmo da Catedral disponibiliza os escapulários para a venda na recepção paroquial. Eles podem ser adquiridos por apenas R$ 1,00 (plástico) ou R$ 2,00 (tecido). Além de adquirir um símbolo de fé, com a compra, você estará ajudando as obras de evangelização da Ordem Terceira.

 

Saiba mais sobre a origem do escapulário
A Ordem dos Carmelitas foi fundada no século XI, em Monte Carmelo. No dia 16 de julho de 1251, em meio a muitas dificuldades, São Simão Stock, superior geral da ordem, rezava no convento de Cambridge, na Inglaterra. Em sua oração, o santo pediu a Nossa Senhora um sinal visível de sua proteção.

 

Em resposta, ele recebeu da Virgem Maria o escapulário com uma promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.

 

O escapulário é sinal da aliança e da comunhão recíproca entre Maria e os fiéis. Ele traduz, de maneira concreta, a entrega que Jesus fez na cruz. Cristo entregou a João, e nele a todos nós, a sua mãe. Neste mesmo ato, confiou o seu apóstolo predileto e, também nós, a Virgem Maria, constituindo-a nossa mãe espiritual (Beato João Paulo II).

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video