Com as devidas adaptações, celebração de Corpus Christi é marcada pela presença de fiéis e cortejo no centro de Juiz de Fora

corpus christiPelo segundo ano seguido, as festividades de Corpus Christi aconteceram de forma adaptada, por conta da pandemia. Na tarde da última quinta-feira (3), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira presidiu a Santa Missa, na Paróquia do Bom Pastor. Como é de costume, as paróquias Bom Pastor e Catedral celebraram em conjunto.

Antes de iniciar a celebração, Dom Gil fez um pronunciamento sobre sua recuperação, já que ele retornava as atividades pastorais naquele dia depois de contrair Covid-19. “Agradeço ao Deus da vida pelos recursos da ciência, obra da inteligência humana, criada por esse mesmo Deus, pois, segundo o que afirmam os médicos, o fato de eu ter tomado as duas doses da vacina me ajudou a ter a enfermidade numa forma branda, com poucos sintomas. Mas não tenho dúvidas de que para enfrentamento dessa pandemia ou de qualquer coisa doença o aspecto espiritual é determinante, tanto pelo comportamento do doente, quanto do apoio dos que oram por eles”.

O pastor agradeceu o médico que o acompanha, Dr. Áureo Delgado e aproveitou para fazer uma homenagem a toda a classe médica do país que tem se desdobrado no combate a pandemia. Ele também pediu a todos que se vacinem, assim que possível.

A Santa Missa foi concelebrada por alguns padres da Forania Santo Antônio e auxiliada por diáconos permanentes. Na homilia, o presidente da celebração explicou a importância da festividade. “Ela recorda o momento em que Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia. Em Corpus Christi nós proclamamos publicamente a nossa fé da presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho Eucarístico, portanto, nós louvamos adoramos e refletimos e celebramos”.

Ele explicou também que o Ressuscitado está presente na hóstia por causa de seu amor para conosco, para nos ajudar a partilhar. “Como é lindo o amor de Deus por nós. Ele deixou para nos ensinar a amar, ensinar a repartir o pão. Por isso, a Arquidiocese está celebrando uma grande campanha em todas paróquias, uma grande coleta de alimentos e de roupas para as pessoas que estejam dependendo disso por causa da pandemia”.

Após a comunhão e breve momento de adoração Eucarística, o cortejo com o Santíssimo Sacramento foi realizado em carro aberto, seguidos por grupos de fiéis e acompanhado por moradores da região central da cidade. Eles seguiram cantando, rendendo graças e entregando seus pedidos a Jesus Eucarístico, pelas avenidas Dr. José Procópio Teixeira e Barão do Rio Branco.

A transladação foi realizada pelo pároco do Bom Pastor, Padre João Paulo Teixeira Dias. Durante o percurso foram dadas as tradicionais bênçãos nas proximidades da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital de Pronto Socorro (HPS), em frente ao Cenáculo São João Evangelista.

Chegando a Catedral, sede religiosa da Arquidiocese de Juiz de Fora, houve um momento de oração e Dom Gil deu uma bênção especial para toda a cidade e a Arquidiocese.

Confira mais imagens deste momento em nosso Facebook.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video