Missa da Unidade acontece neste sábado (8)

Missa-do-Crisma-2020Neste sábado (8), às 9h, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora sediará a Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero arquidiocesano. Esta celebração ocorre tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, no entanto, não pôde acontecer devido ao lockdown decretado em Juiz de Fora.

Durante a cerimônia, são abençoados o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o Santo Crisma – daí ser chamada de “Missa dos Santos Óleos” e “Missa do Crisma” -, que serão usados nos diversos sacramentos. É nesta Eucaristia que os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.

Apesar de ser realizada fora do contexto da Semana Maior, ainda acontece no Tempo Pascal e é uma celebração de grande importância dessa, também chamada ‘Missa da Unidade’. Já que a Missa expressa a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo. “Significa primeiro a unidade da Igreja, do bispo com seu clero, que está presente em todas as paróquias, e também a bênção de Deus, Sua unção. Deus ungiu o Seu Filho, Jesus Cristo, e a unção de Cristo passa para todos aqueles que são batizados, que creem n’Ele”, explicou Dom Gil nos anos anteriores.

Participação restrita aos padres, diáconos e seminaristas. Os demais fiéis são convidados a acompanhar de casa pela Rádio Catedral FM 102,3 e pelo Facebook da Arquidiocese de Juiz de Fora e YouTube da WebTV “A Voz Católica”.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video