51ª Assembleia Geral da CNBB é realizada em Aparecida

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, está presente na 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, em Aparecida (SP).

Mais de 350 bispos estão participando do evento que foi iniciado no dia 10 de abril, quarta-feira, e acontece até o dia 19 de abril, sexta-feira. O tema geral deste encontro é “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

O número total de participantes chega a 451, entre assessores, secretários de regionais, organismos, colaboradores e convidados. As sessões e outras atividades serão realizadas no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida.

A assembleia conta com a participação de bispos das 17 regionais da CNBB: Centro-Oeste, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul. De acordo com o regulamento geral, “a Assembleia, órgão supremo da CNBB, é nesta a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos pastores da Igreja no Brasil”. Durante a assembleia, os bispos tratarão de “assuntos de ordem espiritual e de ordem temporal e os problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.

São convidados para as assembleias gerais, com voto consultivo, os bispos eméritos e outros bispos, de qualquer rito, em comunhão com a Santa Sé e que tenham domicílio no país e aqueles nomeados ou eleitos que ainda não forem membros da CNBB.

Para as sessões é convidado, também, o núncio apostólico no Brasil, em razão de seu múnus. Os membros da assembleia geral têm toda a autoridade e competência para aprovação de documentos, instruções pastorais e diretrizes, inclusive as declarações doutrinais de magistério. De acordo com o regulamento, tem direito a “voto consultivo e deliberado apenas os membros presentes”.

Com informações da CNBB

Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter