Bênção a Juiz de Fora marca Vigília Pascal na Catedral Metropolitana

vigilia pascalNa noite do último sábado, 3 de abril, a Catedral de Juiz de Fora sediou a celebração mais importante do calendário litúrgico: a Vigília Pascal, durante a qual acontece a proclamação da ressurreição de Jesus. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e contou com a presença dos padres e diáconos permanentes da Paróquia Santo Antônio.

No início da cerimônia, ainda do lado de fora da igreja, que estava na penumbra, houve a bênção do fogo novo e a preparação do Círio Pascal, que simboliza o Cristo Ressuscitado. Em seguida, o templo foi se iluminando aos poucos, chegando ao ápice no momento do “Glória”, quando o sino ressoou festivamente. Durante a Liturgia da Palavra, as leituras recordaram as maravilhas que Deus realizou ao Seu povo desde o início dos tempos. Após a homilia de Dom Gil, teve início a Liturgia Batismal, durante a qual os fiéis que acompanhavam a Eucaristia pelo YouTube da WebTV “A Voz Católica”, pelo Facebook da Arquidiocese e pela Rádio Catedral 102,3 FM renovaram as suas promessas batismais.

“Esta celebração é a central de todo o ano litúrgico dos cristãos. Não há nenhuma celebração mais importante do que a Páscoa, e a gente começa justamente a proclamação da Páscoa na Vigília Pascal, com as leituras bíblicas, com o rito da renovação das promessas do batismo e proclamação das aleluias pascais. É um dia de alegria, de exultação, mesmo sabendo que nós continuamos em um mundo exigente. Mesmo sabendo que estamos num mundo de pandemia, com tantos desafios, hoje é um dia de alegria, dia de agradecimento e de confiança em Deus”, apontou o Arcebispo Metropolitano.

A celebração também foi marcada pela bênção à cidade de Juiz de Fora com o Santíssimo Sacramento, realizada da porta da Catedral, ao final da Missa. “No silêncio da hóstia branca está Jesus ressuscitado para ser nosso alimento e nossa bênção. Neste momento tão difícil para todas as cidades, e também para a nossa, que tem um número muito grande de pessoas infectadas com o coronavírus, essa bênção representa uma oração que nós elevamos a Deus para que Nosso Senhor abençoe as nossas famílias, nos ajude a enfrentar esse momento difícil e dê força para aqueles que estão enfrentando a pandemia de maneira particular”, ressaltou.

Clique aqui e confira as fotos da celebração.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video