Via-Sacra Sinodal da Juventude está acontecendo online desde o dia 19 de fevereiro

154466686 1754868531353864 4469483235839476555 nA Via-Sacra Jovem ao Morro do Cristo, em Juiz de Fora, não foi realizada neste ano, devido a pandemia. No entanto, a Juventude Arquidiocesana está se reunindo em novo formato. Pela primeira vez, a Via-Sacra Jovem acontece de maneira online.

O exercício da Via-Sacra consiste em que os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando a Paixão do Senhor. Esta prática é comum durante as sextas-feiras da Quaresma.

Inspirados neste costume, a Pastoral Juvenil de Juiz de Fora deu início na primeira sexta-feira da quaresma, dia 19 de fevereiro, à Via-Sacra Sinodal da Juventude – Online. As orações, baseadas no subsídio preparado pelo Setor Juventude, estão acontecendo no formato digital, pelo Facebook e Instagram da pastoral, sempre às 19h.

A cada sexta-feira do Tempo Quaresmal tem sido divulgado um vídeo, feito pelos jovens da Arquidiocese, com as orações e meditações. Além disso, no 2º Domingo da Quaresma aconteceu Santa Missa, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano, e acolhida da “Cruz dos Jovens”. Que contou com participação presencial reduzida de fiéis e, também, foi possível acompanhar através da Web TV A Voz Católica ou pela Rádio Catedral.

De acordo com o assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), a sugestão é refletir e meditar a Via-Sacra do cuidado através das redes sociais. “Nós estamos pedindo para vocês prepararem o ambiente, colocando sobre a mesa a Palavra de Deus, a cruz e uma vela acesa. Participe conosco desse exercício piedoso. Com Cristo, a caminho do cuidado”.

O Arcebispo de Juiz de Fora espera grande participação também neste ano. “A juventude inteira da Arquidiocese reunida através dos celulares, computadores, das redes sociais, essa grande Via-Sacra Jovem”.

*Com informações do site da Arquidiocese de Juiz de Fora e Portal Cleofas

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video