Celebração Eucarística marca Ordenação Diaconal de dois seminaristas e abertura de triênio comemorativo

Ronny-e-Alex-Dom-Gil-2No próximo domingo, 31 de janeiro, os seminaristas Alex Francisco da Silva e Ronny Moreira de Oliveira serão ordenados Diáconos Transitórios durante Celebração Eucarística na Catedral de Juiz de Fora. A Missa, marcada para as 15h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Para marcar este importante momento em sua caminhada vocacional, os jovens escolheram o lema “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5), frase dita por Maria no episódio das Bodas de Caná, quando Jesus realizou o Seu primeiro milagre. O trecho bíblico também traz à tona o serviço inerente ao ministério diaconal.

“Será um momento de servir à Igreja através desse ministério que nos é confiado, servindo à Palavra de Deus no anúncio, na proclamação com as palavras e com a vida. Também servir ao altar, ajudando que a Eucaristia seja celebrada e vivida, e através da caridade, no encontro sobretudo com aqueles que mais precisam”, aponta o seminarista Ronny.

Alex também revela a expectativa com a chegada do grande dia. “Espero no Senhor que possa ser um ministério muito abençoado, cheio de frutos para a Igreja e para a minha vida. Estou com o coração tranquilo e agradecido, mas ao mesmo tempo com temor pela responsabilidade que o Senhor entrega em minhas mãos, de um serviço em nome d’Ele”.

Tríduos vocacionais

Em preparação para a Ordenação Diaconal, tríduos vocacionais foram organizados pelas paróquias de origem dos jovens e por comunidades nas quais eles fizeram a Pastoral. Um deles começa nesta quinta-feira, 28 de janeiro, com Santa Missa na Matriz Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Jacutinga (MG). O segundo dia do tríduo será celebrado em Santos Dumont (MG), na Paróquia São Miguel e Almas, enquanto o encerramento será na Paróquia Santíssimo Redentor, em Juiz de Fora – onde Ronny nasceu e cresceu na fé. As celebrações acontecem sempre às 19h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais das respectivas comunidades.

Na quarta (27), o tríduo começou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Matias Barbosa (MG), de onde Alex é natural, e na Paróquia São Francisco de Paula, em Torreões. Nesta quinta (28) e sexta-feira (29) as celebrações continuam, sendo realizadas às 19h, também transmitidas pela internet, em ambos os locais. Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Juiz de Fora, e na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, em Lima Duarte (MG), o tríduo foi realizado no início desta semana.

Triênio Preparatório

A celebração deste 4º Domingo do Tempo Comum ainda marcará a abertura do Triênio Preparatório para o Centenário da Diocese de Juiz de Fora, criada em 1º de fevereiro de 1924. “No ano de 2024, queremos fazer uma grande festa. Esperamos que até lá a pandemia já tenha passado e possamos fazer isso com muita gente. Domingo agora nós faremos dentro dos limites permitidos e adequados à situação atual. A Igreja é a primeira a querer defender a saúde e a vida”, afirma Dom Gil Antônio Moreira, que convocou os sacerdotes a estarem presentes no dia festivo. “Quero convidar os padres para comparecerem a esta concelebração, elevando a Deus ações de graças por esta data tão importante”.

Ano Josefino

No domingo (31), também será aberto oficialmente, na Arquidiocese de Juiz de Fora, o Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco em comemoração aos 150 anos da proclamação do pai adotivo de Jesus como o guardião universal da Igreja. Uma equipe foi criada a fim de desenvolver atividades pastorais e espirituais durante os próximos meses, meditando sobre a presença de São José na história da salvação.

Transmissões

A Santa Missa será transmitida ao vivo pela Rádio Catedral FM 102,3 e também através do Facebook e YouTube da WebTV “A Voz Católica”. Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração será restrita ao Clero e a convidados.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

* IMPORTANTE: Aproveitamos para informar que neste dia, não haverá missa às 16h e 18h. E que também não teremos a transmissão da missa às 10h.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video