Arquidiocese de Juiz de Fora e Diocese de Óbidos celebram sua parceria em Missa na Catedral

Igrejas-IrmasNo último domingo, 8 de novembro, o Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu a Santa Missa em ação de graças pela parceria com a Diocese de Óbidos. No dia seguinte a ordenação diaconal de Marcus Vinicius, os bispos das Igrejas-irmãs estiveram reunidos na Catedral Metropolitana, para celebrar a Eucaristia e “renovar esse contrato espiritual”, como afirmou Dom Gil.

A Missa foi concelebrada por Dom Bernardo Johhanes Bahlmann, OFM, Bispo de Óbidos, e demais padres da Catedral. O pastor da diocese paraense veio a Juiz de Fora, para ordenar Marcus Vinicius Fernandes da Silva. O agora Diácono Transitório Marcus é mais um dos frutos desta parceria. Para ele, no primeiro dia servindo como diácono, é um momento de gratidão. “Sou infinitamente grato pela parceria, atenção, formação, acolhimento, não só comigo, mas como os outros seminaristas de Óbidos. É um momento novo, nova missão, como diz o hino do sínodo: ‘vem chegando um tempo novo de fé e de esperança.’”

Para Dom Gil, a presença do Bispo é importante para confirmar essa nossa fraternidade eclesial, que começou por direcionamento da CNBB, para que a igreja do Sul/Sudeste do país colaborasse com a igreja do Norte/Nordeste. A parceria se intensificou quando os dois bispos foram nomeados para suas respectivas (arqui)dioceses, fato que, providentemente, ocorreu no mesmo dia 28 de janeiro de 2009. “Esse trabalho tem sido, para nós da arquidiocese, muito importante porque enriquece a todos – padres, diáconos, seminaristas, leigos, religiosos- enriquece na compreensão do que é a igreja. A igreja tem que ser missionária”, afirmou o Arcebispo.

Na homilia, Dom Bernardo, OFM, destacou três tópicos centrais do Evangelho: sabedoria, prudência e esperança – pontos importantes para vivência para própria vida. Explicando-as, ele contou como esses pontos perpassam a história da parceria das Igrejas e louvou a Deus por tudo que Ele realizou. “Aos poucos as coisas foram de se desenvolvendo e nós tivemos cada vez mais compreensões, para estabelecer essa relação mais forte ainda. Dentro disso, os seminaristas que passaram aqui. E eu gostaria também de deixar meu agradecimento, pela acolhida, pelo carinho, suporte, ensinamento. Porque, para nós, significa um grande avanço, avanço de criar um clero próprio e maior”, contou Dom Bernardo.

Ao final da Missa, além de agradecer, Dom Gil falou sobre a Mensagem da Arquidiocese sobre as eleições e pediu mais uma vez que todos procurem ler os apontamentos com atenção. O folheto com a mensagem está disponível em todas as igrejas da Arquidiocese e também nas nossas redes sociais.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video