Comunidades da Província Eclesiástica de Juiz de Fora preparam Dia Nacional da Juventude (DNJ)

DNJ-2020 CNBBTodos os anos somos chamados a celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado no dia 25 de outubro. Neste ano, mesmo que de forma diferente, os jovens de todo Brasil a testemunharem sua fé em Cristo por meio deste evento. Em vista disso, a Arquidiocese de Juiz de Fora não poderia deixar de participar.

O tema do DNJ deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, inspirado pela Campanha da Fraternidade, e o lema “Ouviu e juntos com eles caminhou” (Lc 24,15-17), versículo da passagem dos discípulos de Emaús.

A pandemia do novo coronavírus, apesar de impossibilitar eventos presenciais que sempre reuniam centenas ou até mesmo milhares de jovens nas dioceses de todo o país, trouxe também uma nova concepção para o tema do DNJ desde ano: o valor inegociável da vida, tê-la como a obra mais perfeita que Deus criou e que somos responsáveis uns pelos outros, porque estamos “no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento”, como salientou o Papa Francisco na homilia da “Bênção Urbi et Orbi” do dia 27 de março de 2020.

A Arquidiocese de Juiz de Fora, juntamente com as Dioceses que compõe a Província Eclesiástica de Juiz de Fora, São João del Rei e Leopoldina, organizaram a celebração do DNJ em conjunto, com encontros online. Uma intensa programação foi preparada com orações, reflexões, workshops e Celebrações Eucarísticas, e um gesto concreto.

O assessor da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Luiz Roberto Magalhães Leite (conhecido como Pe. Zucka), explica a proposta. “Este ano, o DNJ tem nova identidade online conjunta, pensada em dar unidade às atividades juvenis na Província Eclesiástica; trabalhando para e com as juventudes. É a oportunidade de refletirmos o papel que a juventude é chamada a desempenhar em favor da vida. ”

A partir desta quinta-feira (22) serão divulgados vídeos nas páginas da Pastoral Juvenil, com as reflexões e orações. Haverá também oficinas sobre diversos assuntos ligados a juventude. Este momento de formação acontece na tarde do domingo. Para participar das oficinas será necessário fazer inscrição pelo link: clique aqui.

Além das atividades online, a programação conta com uma campanha solidária. Os jovens são convidados a fazer um gesto concreto: doar alimentos não perecíveis. Todo o arrecadado será destinado a instituições beneficentes assistidas pela Arquidiocese. As doações devem ser entregues na Cúria Metropolitana.

A jovem Aline Gaspar, integrante da equipe de coordenação arquidiocesana, enfatiza a importância do evento. “Organizar um dia de festa da juventude é muito importante, pois o DNJ é a celebração do protagonismo das juventudes atuantes na Igreja. Nossas dioceses, de modo plural, e todas corresponsáveis pela edificação dos nossos jovens, prepararam com carinho o DNJ 2020. Mobilize sua participação!”.

Na Igreja Particular de Juiz de Fora, no domingo (25), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidirá a Santa Missa, às 10h, na Catedral. A Celebração dedicada aos jovens, conta com 80 lugares reservados a juventude. Aqueles que desejarem participar deverão agendar presença pelo telefone (32) 3229-5466 (Centro Arquidiocesano de Pastoral João Paulo II / Ana Maria Roberto). O momento contará com transmissão pela Web TV A Voz Católica, pela Rádio Catedral e pelo Facebook da Pastoral Juvenil.

Confira a programação completa:

Dia 22 de outubro – Quinta-feira
19h – Arquidiocese de Juiz de Fora

Dia 23 de outubro – Sexta-feira
19h – Diocese de Leopoldina

Dia 24 de outubro – Sábado
19h – Diocese de São João del Rei

Dia 25 de outubro – Domingo – Dia Nacional da Juventude
10h – Santa Missa na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora
16h – Sarau Cultural online
17h – Formação com Dom José Eudes Campos do Nascimento online
17h30 – Workshops/Oficinas – “salas” reservadas
18h30 – Drive thru solidário online
19h – Santa Missa nas Dioceses de Leopoldina e São João del Rei

Acompanhe toda a programação pelo Facebook e Instagram da Pastoral Juvenil.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora
*Com informações de CNBB e Jovens Conectados
**Colaboração: Ana Maria Roberto

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video