Nhá Chica: Brasil ganha nova beata

nhachicaNeste sábado, 4 de maio, acontece a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. Ela se tornará a primeira beata negra nascida no Brasil e possivelmente a terceira santa nascida no país. Antes dela, apenas Frei Galvão e Irmã Dulce, que aguarda a canonização.

 

A cerimônia de beatificação será a partir das 15h, na cidade mineira de Baependi. A missa será presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, e será transmitida pela TV Canção Nova.

 

Segundo o cardeal, a beatificação é um grande presente que o papa Francisco dá à Igreja no Brasil. "Esta riqueza de valores humanos e espirituais faz do Brasil uma terra abençoada por Deus e uma moradia digna de toda pessoa humana. Nhá Chica viveu plenamente estes valores, deixando-os como herança para todos os brasileiros, mas também para toda a Igreja", afirmou.

 

Breve biografia
Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, nasceu em 26 de abril de 1810, na cidade de Santo Antônio do Rios das Mortes, distrito de São João del-Rei (MG). Era filha da escrava Izabel Maria, solteira. Tinha um irmão, Teotônio Pereira do Amaral, que se tornou muito rico. A futura beata herdou dele a herança que foi distribuída como esmola para os pobres e utilizada na construção de uma capela para a Imaculada.

 

Decidida a não se casar, Nhá Chica preferiu levar uma vida dedicada à caridade e oração, como sua mãe tinha lhe aconselhado antes de morrer. Não entrou no mosteiro, mas optou por fazer parte das mulheres beatas, que consagravam a vida ao Senhor, permanecendo em suas casas e fazendo a caridade aos necessitados. Morreu em 14 de junho de 1895 com fama de santidade.

 

Fonte: Canção Nova

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video