Catedral celebra missa de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

semanadeoracaoA Catedral celebra, neste domingo, 12 de maio, a missa de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. A celebração será às 18h, presidida pelo arcebispo dom Gil Antônio Moreira.

 

Durante a Semana, orações, missas e encontros ecumênicos vão marcar a programação. O tema deste ano é “O que Deus exige de nós?” (Miquéias 6,6-8).

 

Confira a programação

14 de maio – Terça-feira
9h – Oração pela Unidade  (Bispos da Província Eclesiástica - Leopoldina, São João del-Rei e Juiz de Fora), na Capela da Cúria Metropolitana
20h – Missa da Unidade (Todos os Movimentos, Pastorais etc.), na Capela do Seminário Santo Antônio

 

15 de maio – Quarta-feira
7 h – Café Ecumênico com os Pequeninos de Jesus (Rua 31 de maio, 56, bairro Ladeira)
19h30 – Oração pela Unidade dos Cristãos, no salão da Igreja do N. Sra. do Rosário (Rua Santos Dumont, 215, bairro Granbery)

 

16 de maio – Quinta-feira
19h30 – Oração pela Unidade dos Cristãos, na Igreja Metodista de Bela Aurora (Rua Dr. Costa Reis, 380, bairro Bela Aurora)

 

17 de maio – Sexta-feira
9h – Celebração pela Unidade dos Cristãos, no CERESP (Rua Dr. Moacir, Castro Xavier, 382, bairro Linhares)
19h – Celebração pela Unidade dos Cristãos, na Igreja do Bom Pastor (Rua Dr. João Tostes, s/nº, bairro Bom Pastor)

 

O que é a Semana de Oração
É um evento ecumênico anual, que congrega o maior número de cristãos em todas as partes do mundo. Ela é celebrada de 18 a 25 de janeiro, no hemisfério norte, e no hemisfério sul, entre os domingos da Ascensão e de Pentecostes.

 

Suas origens remontam ao papa Leão XIII (1894), que encorajava a prática da “Oitava de Oração pela Unidade” no contexto de Pentecostes. No início do século XX (1908), o padre Paul Wattson, da Igreja Anglicana, teve a iniciativa de instituir a “Oitava pela Unidade da Igreja” em janeiro, motivado pelas festas litúrgicas da Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo.

 

Desde 1968, a Semana de Oração é celebrada com textos elaborados em colaboração entre o Conselho Mundial de Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, a partir de textos elaborados por um grupo ecumênico local.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video