Nota de falecimento: Monsenhor Hernani de Oliveira

Mons.-HernaniCom imenso pesar, a Arquidiocese de Juiz de Fora comunica o falecimento de Monsenhor Hernani de Oliveira, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 22 de julho, na Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora. O sacerdote estava internado com pneumonia desde o último domingo (19). O horário do sepultamento ainda não foi definido.

Ao comunicar a notícia, ainda abalado, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, exortou: “Rezemos em sufrágio de sua bondosa alma. Requiescat in pace”.

Monsenhor Hernani

Nascido em Bias Fortes (MG) em 18 de junho de 1923, Hernani de Oliveira era filho de Olegário Waldemar Oliveira e Carolina Augusta de Oliveira. Primogênito de seis irmãos, formou-se em Filosofia e Teologia no Seminário São José, em Mariana (MG).

Foi ordenado diácono em 1947 e padre em 8 de dezembro de 1948. Ao longo de sua caminhada, atuou por quatro décadas na Paróquia São José, do Bairro Costa Carvalho; foi professor de latim no Seminário Santo Antônio durante quase 30 anos (1949-1978) e também trabalhou durante uma década na Casa de Saúde (1945-1955). Foi professor de Ensino Religioso no Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, e assistente do Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora, além de Conselheiro Espiritual das equipes de Nossa Senhora.

No Seminário Santo Antônio, conviveu com padres que hoje já são falecidos e que fizeram história em Juiz de Fora, como o capelão e radialista Wilson Valle da Costa, o Bispo Dom Altivo Pacheco Ribeiro e Martinho Reis Gaio. Exerceu também a função de Vigário Geral da Arquidiocese do final da década de 1960 até os últimos anos da gestão de Dom Geraldo Maria de Morais Penido. Nesse período, celebrou o Jubileu de Prata (25 anos de sacerdócio), sendo agraciado com o título de Monsenhor, solicitado por Dom Geraldo ao Vaticano. Em agosto de 2011, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora.

No dia 8 de dezembro de 2018, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Monsenhor Hernani comemorou 70 anos de ordenação presbiteral. A data foi lembrada durante Celebração Eucarística em ação de graças realizada na Igreja São José, local onde celebrou sua primeira Missa. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada por diversos padres de nossa Igreja Particular. Na ocasião, o sacerdote recebeu diversas homenagens, inclusive uma placa comemorativa que está afixada na entrada da igreja.

Fonte: site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video