Catequese online da Esperança leva conforto em tempos de pandemia

catequese da esperanca corpus christiDesde o início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) vários setores da sociedade tiveram que se reinventar e na Igreja não foi diferente. Essa nova situação impôs a todos pensar novos jeitos de relacionamento e, por esse motivo, a Catequese da Catedral está realizando a algumas semanas o encontro semanal online.

De acordo com a coordenadora da Catequese, Luzia Helena Vale Fonseca, a ideia surgiu depois de contatos feitos com alguns pais. “Percebia na fala deles a necessidade de uma palavra de esperança, de apoio. Então depois de conversar com o padre Anchieta, resolvemos fazer a catequese da Esperança, com objetivo de levar a eles não só a palavra de Deus, mas esperança e conforto”.

Alguns eventos já foram realizados e disponibilizados de maneira totalmente virtual com a participação dos catequizandos, como o encerramento do Mês Mariano: com um vídeo da tradicional coroação feita em suas casas; e a celebração de Corpus Christi: na data as crianças fizeram tapetes, também em suas casas, para participar da solenidade.

A catequista destacou, de maneira especial, que a Katia de Castro Oliveira, mãe do catequizando da Primeira Eucaristia II, Gabriel de Oliveira Guerra (foto), deu um depoimento dizendo que a confecção do tapete foi feita com carinho e parabenizou pela sugestão do trabalho para as crianças.

Luzia nos explicou sobre a duração da catequese online. “Enquanto não pudermos estar presencialmente nos encontros faremos assim. Vamos caminhar juntos com nossos catequizandos durante esse período de isolamento”.

A coordenadora informou também que, por enquanto, não serão realizadas novas inscrições para a Catequese, apenas os catequizandos que já estão inscritos podem participar dos encontros.

Plataforma

O objetivo é fazer com que os pais acompanhem o que os catequistas oferecem aos seus filhos. O Google Class foi a plataforma escolhida para a realização dos encontros e a coordenadora destacou outro ponto importante. "Será uma forma de evangelizar os pais".

A coordenadora explicou que os catequistas e os catequizandos ainda não têm acesso à plataforma, mas que na próxima semana eles começarão a utilizar.

Leia mais

NEWSLETTER
Cadastre-se e receba as novidades da Catedral.
  1. Facebook
  2. Twitter
  3. Instagram
  4. Video